
Há uns anos atrás se pretendêssemos obter um automóvel elétrico premium só poderíamos recorrer a uma marca, a Tesla. Hoje em dia ainda é uma grande referência neste segmento, mas agora, com a chegada do Audi E-Tron acreditamos que esse panorama irá mudar drasticamente, pois o E-Tron apresenta-se não só como uma alternativa, mas como “A Alternativa”.
O design exterior foi muito bem conseguido por parte da Audi, que tentou manter o E-Tron o mais normal possível, sendo que não temos aquele aspeto de “protótipo por acabar” que muitos automóveis elétricos têm.
Na parte dianteira é de salientar a ausência da típica frente de um automóvel elétrico, completamente lisa e fechada. Existe sim, uma grelha com o típico formato da Audi, a qual não está totalmente fechada e que tem um certo relevo para apresentar um aspeto mais semelhante ao dos veículos normais. As óticas são muito semelhantes às do Q8 e, existe uma entrada de ar nas extremidades do para-choques para arrefecimento dos travões e aerodinâmica. Na parte lateral temos uma silhueta também semelhante à do Q8, mas com pormenores que o “tornam elétrico”, como é o caso das jantes de 20 polegadas que são mais fechadas que o normal, o que permite diminuir a resistência ao vento. Existe ainda, quer do lado esquerdo quer do lado direito, uma porta automática para os pontos de carregamento com a inscrição “e-tron” a laranja por cima. Foi uma excelente ideia da Audi colocar nos dois lados, pois isso significa que não precisamos de andar em manobras em concordância com a posição do posto de carregamento. No que diz respeito à parte traseira, esta também é um pouco semelhante à do Q8, nomeadamente as óticas, que apresentam a faixa vermelha ao longo da bagageira, a qual tem vindo a ser introduzida pela Audi nos seus novos modelos, como é o caso do novo A7, A8 e Q8. Temos ainda um difusor que nas suas extremidades tem uns relevos que simulam umas ponteiras de escape.
Para o design interior a Audi tomou uma posição neutra e familiar, onde juntou elementos do tablier do novo Q3 com os do Q8.
A qualidade dos materiais e de construção é excelente, não estivéssemos nós a falar de um Audi e, apresenta-se neste momento como um dos melhores, senão o melhor, interior presente num automóvel elétrico deixando a anos luz os Tesla. Tudo tem qualidade, o topo do tablier é coberto por um material suave com efeito pesponto, os plásticos usados são de excelente qualidade e são agradáveis ao toque. Existe muito recurso ao plástico piano black, o preferido das marcas premium, com a diferença de que este não deixa tantas dedadas como acontece com os da Mercedes. A pele do volante também é muito agradável ao toque, e nas portas, à exceção das partes inferiores, não existem maus materiais, quer na parte dianteira quer traseira, com o topo das portas coberto por um material suave e a parte central coberta em veludo. No que toca à habitabilidade não há nada a declarar, quer na parte dianteira quer traseira temos um espaço massivo para as pernas e podemos esticar-nos à vontade quase como se tivéssemos numa limousine. Transportar três pessoas na parte de trás não seria um suplício pois o E-Tron é suficientemente largo para isso e não existe desnível no chão no banco central. Temos ainda climatização individual na parte traseira e bancos aquecidos, o que ajuda no conforto dos passageiros na parte de trás.
No campo da tecnologia o E-Tron já não consegue bater os Tesla, no entanto também vem muito bem apetrechado.
Temos o cockpit virtual da Audi, dos melhores e mais completos painéis de instrumentos digital do mercado, onde nos é possível ter vários tipos de layouts, como ter o velocímetro em grande ou pequeno, ter o mapa do GPS apenas na parte central ou na totalidade do ecrã, informações sobre a autonomia da carga, entre todos os outras informações que esperamos de um computador de bordo. Até nos é possível, caso esteja instalado esse extra, ver televisão através do cockpit virtual!
Na consola central temos dois ecrãs táteis, bem ao estilo da Range Rover. O ecrã superior com 10,1 polegadas serve para controlar o sistema de infotaiment, sistema esse que tem uma velocidade de processamento rápida e é intuitivo, só com exceção de quando estamos em andamento ser um pouco difícil de carregar no botão desejado devido ao seu pequeno tamanho. O ecrã inferior tem 8,6 polegadas e serve para controlar a climatização e, ao contrário do ecrã superior é mais fácil de operar pois os botões são consideravelmente maiores. Ambos os ecrãs vibram ao tocarmos nos botões para nos dar uma maior perceção de que estamos a clicar em alguma coisa. Todos os ecrãs, incluindo o cockpit virtual, têm uma excelente resolução de imagem em HD.
Importa frisar que temos ainda como extra, os retrovisores exteriores virtuais, que consistem numa pequena câmara que transmite a imagem para o interior num ecrã junto aos puxadores das portas. A versão ensaiada não tem este extra, mas tivemos a oportunidade de o ver incluído numa versão em showroom, e achamos que os retrovisores tradicionais são melhores dada a posição do ecrã da câmara, pois encontra-se muito em baixo e obriga o condutor a desviar muito a atenção da condução.
Nas ajudas à condução o E-Tron conta com travagem automática de emergência, assistente de manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo, assistente de estacionamento com câmara de visão traseira, entre outros.
O E-Tron vem equipado com dois motores elétricos (um por eixo) que produzem 360 cv, mas temos o modo “Boost” que temporariamente (8 segundos) consegue colocar o E-Tron a debitar 408 cv! Com este modo, o E-Tron é capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, nada mau considerando que é um SUV de grandes dimensões a pesar cerca de 2,5 t. A Audi optou por limitar a velocidade máxima do E-Tron aos 200 km/h.
Qualquer viagem no E-Tron, seja curta ou longa, será maravilhosa.
Os bancos e a suspensão são muito confortáveis, arriscamos dizer quase tanto como nos Volvos, e a cabine está muito bem isolada. Como se trata de um veículo elétrico não temos o ruído do motor, o que torna propício a ouvirmos outros barulhos parasitas e ou intrusivos, mas isso não acontece no E-Tron. O único barulho que ouvimos um pouco, mas nada de mais, é o proveniente da deslocação do vento nos retrovisores e, surpreendentemente das rodas não ouvimos qualquer barulho.
Apesar de ser um SUV de grandes dimensões o E-Tron é fácil de manobrar em circuitos urbanos, pois tem uma direção leve, a posição de condução é elevada e o seletor de velocidades é muito ergonómico, pelo que facilmente trocamos do D para o R num piscar de olhos.
Em modo “S” (Sport), o E-Tron é um pouco divertido de conduzir, sendo que tem uma boa resposta ao acelerador e um comportamento em curva razoável. Não podemos colocar as espectativas muito altas ao fazer este tipo de condução pois não nos podemos esquecer que o E-Tron é um veículo pesado devido ao peso das baterias.
O E-Tron é bastante económico. Fizemos um percurso entre 35 a 40 km, com um misto de condução calma e desportiva, em vários cenários (urbano, estrada nacional e autoestrada), sempre com o ar condicionado ligado. Quando arrancamos tínhamos autonomia para 290 km e à chegada tínhamos autonomia para 271 km.
Ficámos impressionados e isto deve-se ao sistema muito eficiente de regeneração das baterias do E-Tron. As patilhas no volante não servem para as mudanças, até porque os automóveis elétricos não têm caixa, mas sim para controlar os níveis de regeneração da bateria. Conseguimos fazer uma viagem por completo sem praticamente tocar no travão. Ao contrário de outros carros elétricos onde a regeneração é feita através de uma “travagem completa”, o E-Tron faz uma “travagem ligeira” e vai quase como que flutuando e regenerando a bateria de uma forma mais eficiente.
O E-Tron obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 91% na segurança dos adultos, 85% na segurança das crianças, 71% na segurança dos pedestres e 76% nas ajudas à condução.
A versão ensaiada custa 89 911€, mas pode obter um E-Tron a partir 85 771€. Como se trata de um automóvel elétrico está isento de IUC.
Vídeo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=RNi6s08Mla
Queríamos agradecer à equipa da Expocar Parque das Nações, pela cedência da viatura para ensaio.





















