Assembleia Municipal do Entroncamento
Na última Assembleia Municipal do Entroncamento foi aprovada por unanimidade, uma Moção que publicamos na íntegra, sobre a construção de um aeroporto no distrito de Santarém, apresentada pelo deputado Pedro Gonçalves (CDS) e com alguns contributos de todas as bancadas.
MOÇÃO
«Por um novo aeroporto, por um aeroporto no Ribatejo»
A necessidade da construção de um novo aeroporto é algo incontornável.
O aeroporto Humberto Delgado está esgotado e não serve as necessidades do nosso país. Neste momento, estima-se que o custo de uma não decisão ou a não de realização de uma infraestrutura que substitua ou complemente a oferta atual representará cerca de nove mil milhões de euros até 2027, perdas entre VAB não realizado e impostos não recebidos.
Importa por isso ser célere e refletida a decisão por uma infraestrutura que sirva com efetividade o país nas próximas décadas, que não pode mais estar sujeita a impasses e contingências.
Sabemos que hoje em dia um aeroporto moderno necessita de ser grande e ter capacidade de expansão, com o intuito de poder acompanhar o aumento da procura.
Há a necessidade de construir um aeroporto que possa servir o centro sul do país e não só a grande Lisboa, mas que ao mesmo tempo não esteja a mais de uma hora da capital, tenha vias de comunicação rápidas e que privilegie os meios de transporte amigos do ambiente, como o comboio.
Desta forma, esta região pelas suas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, assume uma posição privilegiada. A localização na zona de Santarém, é uma implantação que privilegia tanto o fator transportes rápidos e acessíveis, a centralidade territorial e como o enquadramento com vias de comunicação atuais e futuras (como a nova linha de Alta Velocidade).
O benefício para o país é inegável, quer do ponto de vista da celeridade da execução do projeto, quer do ponto de vista financeiro, já que a maioria das infraestruturas de acesso, ferroviárias e rodoviárias, são preexistentes e estão, portanto, aptas a ser utilizadas, quer porque a maior parte do investimento que falta realizar será garantido por fundos privados.
Um novo Aeroporto, nesta localização, irá permitir potenciar ainda mais o cluster ferroviário, com todos os benefícios socioeconómicos e ambientais daí inerentes.
É estimado que por cada milhão de euros de investimento nesta solução sejam criados 820 postos de trabalho diretos. Um efeito relevante para promover a homogeneização do desenvolvimento económico e social do país, no combate às assimetrias regionais.
Assim, a Assembleia Municipal do Entroncamento considera que um Aeroporto nesta localização, é, portanto, uma mais valia para o país e, obviamente, para a região e para a nossa cidade, consubstanciada com o rápido reconhecimento e integração na Avaliação Ambiental Estratégica que está a ser desenvolvida.





















