PUB

A ACES Médio Tejo elaborou uma nota informativa e cartazes sobre as principais medidas de prevenção para minimizar os riscos de transmissão e exposição à infeção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV).

“Como tem sido amplamente difundido pela Comunicação Social, estamos perante uma situação de propagação da infeção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV) com origem em Wuhan, China. Segundo comunicado da DGS de 30/01/2020, apenas 10 casos tinham sido confirmados na Europa.

PUB

O coronavírus causa sinais e sintomas semelhantes ao da síndrome gripal, febre, tosse e dificuldade respiratória, podendo evoluir para uma situação de pneumonia ou outras condições mais graves.

As vias de transmissão ainda não são totalmente identificadas, contudo a transmissão via aérea e pessoa a pessoa são as conhecidas.

As medidas de higiene, etiqueta respiratória e de segurança alimentar são as principais medidas de prevenção para minimizar os riscos de transmissão e exposição à doença, tais como:

  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
  • Evitar contato próximo com doentes com infeções respiratórias;
  • Evitar contato desprotegido com animais selvagens ou de quinta;
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Em caso de dúvida ou suspeita contacte a linha SNS 24 – 808 24 24 24 antes de se dirigir a uma unidade de saúde.

PUB