PUB

O maior evento de Agility em Portugal, um dos desportos caninos mais populares, vai realizar-se em Abrantes durante o mês de julho, com a presença dos melhores cães do mundo para a realização das provas de perícia, obediência, rapidez e agilidade através de vários obstáculos. São esperados cerca de 2.000 cães concorrentes e mais de 5.000 acompanhantes oriundos de 41 países

O evento Agility Abrantes 2025 foi apresentado esta quarta-feira, 02 de julho, no Estádio Municipal de Abrantes, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, de Ezequiel Sousa, Presidente do Clube Cinófilo do Alentejo, e de Maria João Mella, Coordenadora para a Comissão de Trabalho do Clube Português de Canicultura.

PUB

O Agility é um desporto canino, semelhante ao hipismo, mas com uma diversidade considerável de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas guia-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

Durante três semanas, Abrantes será a Capital do Agility e a Cidade Desportiva será o palco das diversas competições agendadas: de 10 a 13 de julho, realizam-se os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Agility Senior, de 17 a 20 de julho, decorre o Open Europeu de Agility e de 24 a 27 de julho, realiza-se o Campeonato do Mundo monoraça do Border Collie (Border Collie Classic).

Este Campeonato do Mundo de Agility aqui em Abrantes é para nós uma honra”, começou por referir o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, salientando que “é um evento muito relevante para o nosso concelho e para a região” que “irá trazer a Abrantes cerca de 5.000 pessoas de mais de 40 nacionalidades, desde Singapura à Argentina, o que terá impacto na economia local”.

Ezequiel Sousa, Presidente do Clube Cinófilo do Alentejo, destacou que a Cidade Desportiva de Abrantes “tem condições espetaculares” para acolher estas 4 provas de Agility em três fins de semana. O responsável explicou que “as provas irão começar cedo, de forma a que os animais não sofram com o calor, pelas 6h30 até à hora do almoço, tendo depois uma paragem, retomando às 18h até às 21h”. “Este será um evento único, nunca foi tentado fazer no mundo, com três semanas de Agility num só país e tudo seguido”, destacou Ezequiel Sousa que espera que esta organização seja um exemplo para os outros países. “Há concorrentes que vão chegar dia 9 de julho e só irão embora dia 28 de julho, estarão cá durante três semanas, logo, é um evento único que nunca foi tentado”, agradecendo o apoio do Município e dizendo que “vamos fazer o melhor campeonato do mundo de sempre”.

Segundo explicou Ezequiel Sousa, o alojamento no concelho de Abrantes e nos concelhos limítrofes, desde Ponte de Sor até Torres Novas e Fátima, “vão estar ocupados alojamentos com os participantes e pessoas que querem vir assistir às provas”.

Maria João Mella, Coordenadora para a Comissão de Trabalho do Clube Português de Canicultura, destacou o apoio do Município “para realizar um evento desta dimensão” que “é muito atrativo para os participantes estrangeiros” e elogiou os alojamentos do concelho e da região que estão a aceitar os cães.

Em três fins de semana consecutivos, vão realizar-se das quatro maiores competições de Agility do mundo e são esperados cerca de 2.000 cães oriundos de 41 países de três continentes. No primeiro fim de semana, de 10 a 13 de julho, estarão presentes 770 duplas (pessoa-cão) que implicarão uma afluência de acompanhantes na ordem das 2.100 pessoas. Já no segundo fim de semana, de 17 a 20 de julho, a competição contará com 803 duplas (cerca de 2200 acompanhantes) e no último fim de semana de competição, são esperadas 260 duplas, que implicará uma afluência de 750 pessoas.

No relvado do Estádio Municipal vão ser montados cinco rings onde irão decorrer as provas, o que permitirá ao público interessado assistir às diversas provas a partir das bancadas do Estádio. O Campo de Basebol será o espaço destinado ao alojamento de cães e terá dois rings de aquecimento e espaços de arrefecimento para os animais.

Durante o mês de julho (de 8 a 26), o parque de estacionamento do Estádio Municipal de Abrantes e a plataforma de terra batida anexa às piscinas irão transformar-se em parques de caravanas para os participantes nas diferentes provas e o campo do Barro Vermelho servirá de parqueamento, com capacidade para 400 viaturas, a quem quiser assistir às provas e haverá um autocarro que fará o transporte entre o parque de estacionamento e o Estádio Municipal.

Para a concretização de uma competição desta dimensão, a organização conta com o apoio de cerca de 150 voluntários, dos quais 110 são portugueses e os restantes 40 são de fora do país, que serão distribuídos pelos vários dias de provas.

Numa organização do Clube Cinófilo do Alentejo sob a égide do Clube Português de Canicultura e da Federacion Cynologique Internationale, as competições contam com o apoio do Município de Abrantes.

 

PUB