O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do concelho de Abrantes para a época de 2025 foi apresentado esta terça-feira, 27 de maio, no campo de futebol de S. Domingos, Carvalhal, com a presença das várias entidades envolvidas e unidas por um bem comum: proteger as pessoas e bens.
A cerimónia de apresentação do DECIR Municipal iniciou com a assinatura dos contratos interadministrativos com as Juntas de Freguesia que dispõem de kits de 1ª intervenção (carrinhas equipadas que permitem um combate inicial a focos de incêndio), nomeadamente, Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Alvega e Concavada, Bemposta, Carvalhal, Fontes, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos, São Facundo e Vale das Mós e Tramagal.
Os kits de 1ª intervenção têm como objetivo responder de forma rápida e eficaz no combate aos incêndios, numa fase inicial, até que cheguem os reforços ao local do incêndio, o que representa uma mais valia pela sua proximidade e rapidez de atuação junto das populações.

No âmbito destes contratos interadministrativos, o Município de Abrantes realizou neste ano de 2025 um investimento de 180 mil euros, que corresponde a 15 mil euros por cada kit de 1ª intervenção, sendo que a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede dispõe de 2 kits.
O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, anunciou que nas próximas semanas serão assinados os contratos interadministrativos com as Associações de Caçadores e destacou a importância dos kits de 1ª intervenção “algo que temos vindo a valorizar”. “É muito importante firmar esta nossa intenção de com as juntas de freguesia e associações de caçadores conseguir estar num território tão vasto para ajudar os nossos bombeiros, num trabalho articulado pelo Comandante dos Bombeiros de Abrantes”.
“Todos nós somos agentes da Proteção Civil”, concluiu o Presidente do Município, agradecendo a todas as instituições e entidades envolvidas no DECIR Municipal.
Na ocasião, David Lobato, Comandante Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, afirmou que “é sempre um prazer enorme estar aqui perante esta moldura de várias fardas, mas todos com um só objetivo: a prevenção dos incêndios”, agradecendo “aquilo que tem sido o vosso trabalho” e desejou “que seja um ano melhor ainda que no ano passado que já foi o segundo melhor dos últimos 20 anos”.
David Lobato destacou que a distribuição que os kits de 1ª intervenção têm no Município, “permite que cheguem rapidamente aos locais e o trabalho que têm feito tem dado frutos nos últimos anos”, recordando que “a taxa de sucesso de ataque inicial está perto do 98% na nossa sub região e isso deve-se ao trabalho de todos vós”.
Entre 2019 e 2025, o Município de Abrantes investiu um total de 1 milhão e 100 mil euros nos kits de 1ª intervenção.
Entidades presentes na apresentação do DECIR municipal 2025:
– Serviço Municipal de Proteção Civil
– Divisão de Logística da Câmara Municipal de Abrantes
– Bombeiros de Abrantes
– Cruz Vermelha Portuguesa
– UEPS
– GNR
– PSP
– RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência
– Sapadores Florestais da Associação de Agricultores de Abrantes, Constância e Sardoal
– Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
– Altri
– Gestiverde
– União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede
– União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto
– União de Freguesias de Alvega e Concavada
– Junta de Freguesia de Bemposta
– Junta de Freguesia de Carvalhal
– Junta de Freguesia de Fontes
– Junta de Freguesia de Mouriscas
– Junta de Freguesia do Pego
– Junta de Freguesia de Rio de Moinhos
– União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós
– Junta de Freguesia de Tramagal
– Associação de Caçadores de Arreciadas
– Associação de Caçadores de Martinchel
– Associação de Caçadores de Mouriscas
– Associação de Caçadores e São Facundo e Vale das Mós
– Associação de Caça e Pesca de Mouriscas
– Associação de Caçadores da Barrada/Esteveira