Os prémios de mérito para os melhores alunos do ensino secundário das escolas do concelho de Abrantes pretendem ser um incentivo ao mérito escolar dos alunos e resultam de um protocolo de colaboração estabelecido em 2012 entre o Município de Abrantes, a Tejo Energia e as Escolas Dr. Solano de Abreu, Dr. Manuel Fernandes e EPDRA.
A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos do ensino secundário das escolas do Concelho de Abrantes, referentes ao ano letivo 2021/2022, realizou-se na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, em Mouriscas, e premiou os seguintes alunos:
– Murilo Rodrigues Oliveira, aluno do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes;
– Bárbara Sofia Pimenta Damásio, aluna do ensino regular na área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes;
– Ana Maria Rodrigues Felício, aluna do ensino regular na área de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu;
– Filipe Alexandre Guedes Silvestre, aluno do curso profissional de Técnico de Gestão e Sistemas Informáticos, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu;
– Eduarda Carolina Mendes Silva, aluna da EPDRA.
A Câmara Municipal de Abrantes e a Tejo Energia asseguram anualmente a parte financeira correspondente aos prémios (1.250€ para cada aluno), sendo que as escolas envolvidas desenvolvem o processo de seleção dos alunos, onde o critério é a obtenção da melhor média.
Marly Serras, Diretora da EPDRA, falou em nome dos diretores das escolas envolvidas, parabenizando os alunos reconhecidos e destacou que “a atribuição destes prémios constitui-se como um estímulo e simultaneamente como uma responsabilidade para toda a comunidade educativa porque exige que estamos comprometidos com o objetivo de criar uma cultura da sociedade de que o esforço vale a pena”.
Por sua vez, Dulce Franco, representante da Tejo Energia, felicitou os alunos, não só os homenageados, mas também “todos os alunos que no passado ano letivo atingiram os seus objetivos” e sublinhou “o gosto que temos em estar junto da Câmara e de toda a comunidade escolar neste momento de reconhecimento do esforço destes alunos”.
Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, encerrou a cerimónia começando por agradecer à EPDRA o acolhimento deste evento e à Tejo Energia por esta parceria. Felicitou toda a comunidade escolar e os alunos premiados, salientando que “em 2012, em boa hora, o Município de Abrantes com a Tejo Energia, os Agrupamentos Escolares e a EPDRA iniciámos um protocolo de cooperação para entrega de prémios de mérito como forma de estímulo e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos nossos alunos”. “Os jovens que hoje aqui premiamos tiveram desempenhos escolares extraordinários. Das artes do espetáculos, às ciências, passando pelas tecnologias, os sistemas informáticos e o ensino profissional, esta diversidade demonstra que temos jovens preparados para enfrentarem o futuro nas mais diversas áreas profissionais”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes acrescentando que “como professor, sei bem os sacrifícios que tiveram para alcançarem as metas que se propuseram ao longo do percurso escolar”.
Manuel Jorge Valamatos destacou ainda que “não me esqueço que a vossa geração sofreu muita com os efeitos da pandemia histórica que colocou desafios muito complexos à nossa comunidade escolar e a vossa dedicação, compromisso e resiliência que demonstraram é um mérito inegável que com orgulho hoje vos reconhecemos”.
”Em Abrantes, queremos formar jovens que se assumam como cidadãos no seu papel dentro da sociedade como elementos transformadores, solidários e unidos que não desistam e sigam sempre os seus sonhos”, destacou Manuel Jorge Valamatos que deixou ainda um grande agradecimento aos professores, pais e todos os trabalhadores das escolas do nosso Concelho “por terem estado sempre ao vosso lado nesta caminhada”
A cerimónia iniciou com um momento musical protagonizado por José Horta e João Vaz.
 
				



