A terceira etapa que uniu Santarém a Castelo Branco da Volta a Portugal em Bicicleta, passou no Entroncamento e centenas de pessoas saíram à rua para ver passar os ciclistas, com alguma nostalgia, uma vez que “há muitos anos que não passavam por aqui”, ouvia-se entre os que esperavam pelos ciclistas.
Apesar de ser hora de almoço foram muitos os que não quiseram perder a passagem dos ciclistas. “Aí vêm eles”, gritaram com a voz emocionada ao nosso lado quando o pelotão se fez à primeira rotunda antes do viaduto.
O ir para a beira da estrada ver passar os ciclistas sempre teve algo de mítico. A passagem era rápida e não demorava muitos segundos, especialmente quando circulavam em pelotão, no entanto as pessoas deslocavam-se horas antes para ver passar a caravana, que para além dos ciclistas, da televisão, e rádio e dos jornais, havia carrinhas publicitárias que enchiam os espectadores de brindes.
Agora já não é bem assim, nem as rivalidades desportivas do futebol são transportadas para a estrada, como nos tempos de Joaquim Agostinho e Venceslau Fernandes, mas o mito mantém-se e todos gostam de ir ver passar os ciclistas e de os incentivarem a pedalarem mais.
No Entroncamento passaram em primeiro os dois fugitivos Guillaume Almeida da Sicasal e Jayde Julius da Protouch, seguidos pelo pelotão alguns minutos depois.




















