Em dia de apresentação, Presidente da Câmara Municipal comunica que a Câmara Municipal irá assumir a aquisição da nova auto-escada
No dia 6 de julho, foi apresentado o livro “1931-2018-Bombeiros Voluntários Torrejanos – 87 anos em imagens”, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
Este livro reúne diversas fotos representativas de pessoas e momentos que marcaram a corporação, nos seus 87 anos de vida, e que têm escrito a sua história.
A apresentação contou com as intervenções do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos (AHBVT) e co-autor do livro, Abel Lemos Caldas, do Presidente da Direção da AHBVT, Arnaldo Santos, do co-autor do livro e membro da Direção da AHBVT, António Borges, do Comandante do Corpo de Bombeiros, José Carlos Sénica Pereira, do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira e da Vereadora a Tempo Inteiro, Elvira Sequeira.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas comunicou que a Câmara Municipal irá assumir a aquisição da nova auto-escada, decisão que irá propor ao executivo na próxima reunião.
A edição, que contou com o apoio do Município de Torres Novas, representa a concretização de uma ideia surgida há cerca de três anos: mostrar, através da imagem, o que foram os já longos anos da vida da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos (AHBVT).
A primeira parte do livro é descritiva e sintetiza, de forma muito esclarecedora, a génese dos bombeiros em Portugal, o desenvolvimento do voluntariado e o nascimento e a vida da AHBVT até 1985.
Este texto, da autoria da Dra. Ana Maria Paiva, já publicado pelos BVT naquele ano, foi incluído no atual livro com a anuência da sua autora, que gentilmente deu o seu acordo.
Após 1985, salienta-se o ano de 1997 que foi considerado o ANO NEGRO do Concelho de Torres Novas. Nesse ano, aconteceram os grandes incêndios da fábrica Quimigrave, em Parceiros de Igreja, em que morreu um médico com um AVC quando ia a caminho do incêndio e um morador nas imediações da fábrica;e da fábrica de Papel da Renova, com elevados prejuízos e muito difícil rescaldo. Houve ainda uma explosão na fábrica de pirotecnia nos arredores da cidade, com 3 mortos e vários feridos. Para terminar o Ano Negro, houve também as cheias da ribeira do Alvorão.
Depois, em 2003, registaram-se dois grandes incêndios em Assentiz e Vale da Serra com mais de 800 ha ardidos em cada um dos fogos.
Em 2004 houve o maior incêndio até hoje registado no distrito de Santarém com cerca de 1800 ha de área queimada.
Ainda nesta primeira parte do livro, apresenta-se um conjunto de gráficos ilustrativos da evolução do efectivo dos bombeiros, dos sócios, das viaturas, das ocorrências, dos incêndios, do transporte de doentes e dos Km percorridos.
A segunda parte do livro está estruturada nos seguintes capítulos:
1 – Os Homens: Bombeiros, Cadetes, Médicos, Brigadas e Recrutas
2 – Viaturas e outros Equipamentos
3 – Quartéis, Casas-escola e Oficinas
4 – Homenagens
5 – Formação e simulacros
6 – Operações de Socorro
7 – Secção Desportiva
8 – Angariação de fundos: Cortejos de Oferendas e Espectáculos
9 – Aniversários, Condecorações e Fanfarra
10 – Bandeiras e Estandartes
11 – Serviço Social
12 – Presidentes de Direcção e Comandantes
O livro pode ser adquirido no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.























