Una persona camina cerca de un árbol caído en un parque en Leiria (Portugal), este miércoles tras el paso de la borrasca Kristin. EFE/EPA/PAULO CUNHA
PUB

O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso de 4 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), destinado a apoiar micro e pequenas empresas do território do Pinhal Interior. A medida pretende reforçar a atividade económica numa das zonas mais fragilizadas da região Centro.

O apoio incide sobre investimentos produtivos nos setores da indústria, turismo, comércio e serviços, privilegiando projetos que promovam a coesão territorial, valorizem recursos endógenos e contribuam para a transição verde e digital, bem como para a inovação tecnológica. Cada empresa poderá apresentar candidaturas até 300 mil euros de investimento elegível, com financiamento FEDER até 70%.

PUB

Este concurso integra a Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior, que inclui também investimentos em áreas de acolhimento empresarial, espaços de incubação e cowork, bem como programas de empreendedorismo e atração de investimento promovidos pelos municípios e comunidades intermunicipais da região.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sublinha que o Pinhal Interior “é um território com grandes fragilidades que exige uma resposta específica”, destacando que os 45 milhões de euros reservados no Centro 2030 estão já, em grande parte, disponíveis para os agentes locais. A responsável reforça ainda que estes apoios representam “uma atenção particular à presença das empresas no território, assegurando empregos e contribuindo para a fixação de população”.

O Pinhal Interior abrange 24 municípios distribuídos por cinco comunidades intermunicipais: Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela.

PUB