A passagem pedonal que liga a Rua Pedro Álvares Cabral à estação ferroviária voltou a ser tema de debate na reunião de Câmara do Entroncamento, depois de a vereadora Maria João Grácio (PSD) ter alertado para aquilo que considera ser uma situação “lastimável” e já configurada como “um caso de saúde pública”.
A autarca relatou que têm chegado à oposição vários contatos de munícipes preocupados com o estado de degradação e falta de higiene daquele percurso, utilizado diariamente por milhares de pessoas. “Temos recebido contactos de vários munícipes porque aquela passagem está em condições lastimáveis. A nível de higiene, aquilo já é um caso de saúde pública: há dejetos, lixo doméstico, tudo acumulado naquele caminho. É uma vergonha para o Entroncamento e começa a ser um caso de saúde pública, com tanto lixo e cheiro nauseabundo”, afirmou Maria João Grácio, pedindo uma intervenção urgente.
Em resposta, o presidente da Câmara, Nelson Cunha, garantiu que o Município vai pressionar a Infraestruturas de Portugal (IP) — entidade responsável pela manutenção da estrutura — para que proceda à limpeza imediata.
“A passagem pedonal vai fazer parte da próxima reunião com a IP. Eu próprio pertenço à IP e vou reforçar a necessidade de limpeza, porque ficou claro que precisa de mais atenção. Tivemos alguns problemas, mas a manutenção cabe à IP. Enquanto Município, temos agilizado sempre atempadamente”, afirmou o autarca.
Nelson Cunha acrescentou ainda que o assunto será formalmente colocado na agenda da reunião com a empresa pública, garantindo que transmitirá as preocupações levantadas. “Vamos reforçar a limpeza e levar o tema à reunião com a IP. Assim que tiver resposta, transmitirei”, concluiu.
A passagem pedonal é um dos acessos mais utilizados entre a zona norte da cidade e a estação ferroviária, sendo recorrente alvo de queixas devido ao lixo acumulado e ao mau estado de conservação.




















