O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) celebrou o 1.º aniversário do financiamento atribuído pela Comissão Europeia à KreativEU – Knowledge & Creativity European University, uma aliança europeia que reúne 11 instituições de ensino superior e que é liderada pelo IPT.
A cerimónia, realizada no Politécnico de Tomar, assumiu uma forte dimensão europeia e colaborativa, com a participação remota e sincronizada de todos os parceiros da aliança. O programa integrou vários momentos simbólicos, incluindo o lançamento oficial da KreativEU Radio, o hasteamento simultâneo da bandeira em todas as instituições parceiras e uma intervenção do Presidente da aliança, seguida de um balanço do primeiro ano de atividade.
A KreativEU Radio, agora oficialmente em funcionamento, constitui uma plataforma de comunicação entre as universidades envolvidas, reunindo conteúdos produzidos por cada parceiro e dando destaque a projetos de cooperação internacional, boas práticas e iniciativas ligadas ao ensino superior, investigação, criatividade e património cultural.
Para João Freitas Coroado, Presidente da KreativEU e do IPT, este primeiro ano representa “um período de consolidação da aliança”, marcado por resultados concretos e forte envolvimento institucional. Sublinhou ainda o desafio de construir “uma Universidade plural, eclética, criativa e inovadora”, capaz de unir diferentes culturas sob os valores europeus.
A aliança, fundada em 2021, pretende afirmar‑se como um projeto duradouro, sustentável e consistente. Entre os marcos alcançados no último ano destacam‑se programas de verão, eventos académicos, programas mistos intensivos (BIP) e a integração da KreativEU na Rede UNESCO UNITWIN, reforçando o seu posicionamento estratégico na área do património.
Sobre a KreativEU
A KreativEU reúne instituições europeias com objetivos comuns nas áreas do conhecimento e criatividade. Além do Politécnico de Tomar, integram a aliança:
- D. A. Tsenov Academy of Economics (Bulgária)
- University of South Bohemia in Ceské Budejovice (República Checa)
- University of Camerino (Itália)
- University of Greifswald (Alemanha)
- Breda University of Applied Sciences (Holanda)
- Opole University of Technology (Polónia)
- Valahia University of Targoviste (Roménia)
- Trnava University (Eslováquia)
- Södertörn University (Suécia)
- Adana Alparslan Türkes Science and Technology University (Turquia)
Segundo o IPT, esta aliança contribui para um sistema europeu de ensino e investigação mais competitivo e atrativo, promovendo a cooperação entre estudantes, investigadores, académicos e sociedade civil, para lá de fronteiras, culturas e disciplinas.




















