A depressão Ingrid deverá provocar chuva intensa, vento forte e forte agitação marítima em Portugal continental até sábado, com vários distritos a passarem para aviso laranja devido à previsão de queda de neve.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tarde de quinta‑feira, dia 22, marcará a passagem do sistema frontal associado à depressão, trazendo períodos de chuva por vezes forte, que evoluirão para aguaceiros, alguns de granizo e acompanhados de trovoada, situação que deverá prolongar‑se até domingo, dia 25.
A previsão aponta para neve acima dos 800 metros, podendo a cota descer aos 600 metros entre o final da tarde de sexta‑feira e a manhã de sábado. A acumulação poderá ser significativa nas serras do Norte e Centro, com valores que podem atingir 25 centímetros até domingo.
Face a este cenário, os distritos de Castelo Branco e Guarda entram em aviso laranja a partir das 21h00 de quinta‑feira. A partir da meia‑noite de sexta‑feira, o aviso estende‑se a Braga, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Coimbra e Aveiro.
Já esta quarta‑feira, vários distritos encontram‑se sob aviso amarelo devido à chuva, neve e agitação marítima. O climatologista Mário Marques descreveu a depressão Ingrid como “uma senhora tempestade”, alertando para a severidade das condições previstas.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe risco meteorológico moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo indica risco para determinadas atividades dependentes das condições do tempo.



















