O Museu Nacional Ferroviário (MNF) comemora os 169 anos do Caminho de Ferro em Portugal com uma semana de programação especial e entrada gratuita, que decorrerá entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro de 2025.
Durante este período, o MNF convida o público a descobrir a história do património ferroviário com acesso gratuito ao Museu em regime de visita livre. A celebração deste ano centra-se na oportunidade de explorar peças históricas de forma única.
Entre os destaques do programa comemorativo, figura a Visita Exclusiva: “A Bordo do Comboio Real Português”, marcada para o dia 28 de outubro, das 11h30 às 12h30. Orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, os participantes farão uma “viagem” não só pela história do comboio, mas também pelo seu projeto de restauro. A visita ao interior do Comboio Real ocorre apenas uma vez por ano e para um número limitado de pessoas.
Outra atividade em destaque é a Viagem no tempo “A Bordo da NOHAB 0111”. Nesta visita, será possível descobrir curiosidades de um veículo que modernizou o transporte de passageiros a partir de 1948, abordando questões como a sua condução, o apelido de “Joaninha” e os seus percursos. Os participantes terão também a oportunidade de ver o interior totalmente restaurado e conhecer os desafios de preservar a sua integridade e autenticidade. As visitas estão agendadas para 28 de outubro e 1 de novembro.
Para toda a família, está agendada a Visita Encenada: “Maria Espantada e um espanto de máquina”, no dia 1 de novembro (sábado), das 15h00 às 16h00. Pensada para crianças, esta atividade promete uma viagem no tempo com muita animação. Juntando-se a Maria Espantada, o público acompanhará a narradora na descoberta do Museu, ao longo do percurso ela contará, de forma dinâmica e teatral, a história dos comboios.
Além destes destaques, o programa inclui Visitas Orientadas ao MNF de 29 a 31 de outubro, com horários diários, das 14h30 às 16h30. Esta atividade gratuita, proporciona uma experiência enriquecedora sobre a evolução do caminho de ferro em Portugal, partilhando histórias e curiosidades sobre locomotivas, carruagens, vagões e sobre as pessoas que trabalhavam e conduziam estas máquinas.
O Minicomboio estará em funcionamento todos os dias (dependendo das condições climatéricas), de 28 de outubro a 2 de novembro, durante o horário de funcionamento do Museu.
O Museu Nacional Ferroviário reafirma o seu compromisso com a inclusão: a Visita Exclusiva “A Bordo do Comboio Real Português “e a Viagem no tempo “A Bordo da NOHAB 0111” preveem interpretação em Língua Gestual Portuguesa. As atividades requerem inscrição prévia e têm participação limitada.
Informação completa em https://www.fmnf.pt/pt/noticias/comemoracao-dos-169-anos-do-caminho-de-ferro-em-portugal