PUB

Viagens da temporada de outono já arrancaram, combinando gastronomia e vinhos de excelência, a história e a paisagem do Douro

Há experiências que, pelas emoções que nos despertam, deixam apenas uma vontade: a de repetir. Foi o que aconteceu com Mônica Green, nascida no Brasil, mas radicada na Flórida, nos Estados Unidos, há várias décadas.

PUB

Em 2024, subiu a bordo do Comboio Presidencial by Chakall para uma viagem que considerou inesquecível. Na altura, viveu a experiência sozinha. “Amei tanto que eu só dizia ao meu marido ‘David, tens de ir comigo. Foi maravilhoso, foi incrível!'”, testemunha a passageira. “Eu não conhecia o Douro e fiquei encantada. Adorei a comida, adorei os vinhos e as visitas proporcionadas”, acrescenta Mônica Green. Por isso, este ano não teve dúvidas. Regressou com o companheiro e embarcaram na primeira viagem da temporada de outono do Comboio Presidencial. Não se arrependeram e até esperam regressar, se a oportunidade se proporcionar.

Um dos mais emblemáticos ícones do património ferroviário português voltou aos carris, no sábado, dia 20 de setembro, para celebrar a excelência nacional. O Comboio Presidencial – projeto que une a CP – Comboios de Portugal, a Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado e o Chef Chakall –, junta a gastronomia de autor e os vinhos prestigiados da região do Douro numa experiência imersiva a bordo de um verdadeiro museu.

Nos sábados 27 de setembro e 4 e 11 de outubro – com partida de Porto-São Bento às 10h50 e regresso à mesma estação pelas 21h55 – vão realizar-se novas viagens. O percurso faz-se pelas encostas do Douro até Ferradosa. A bordo, os passageiros têm a oportunidade de degustar os melhores vinhos daquela região, demarcada e classificada como Património Mundial da UNESCO, apresentados por quintas como a Rozés – Quinta do Grifo, Vallado e Vale D. Maria, assim como um menu exclusivo, preparado pelo Chef Chakall, recheado de iguarias e que reflete a rica culinária do Douro e do país.

Pelas carruagens, que outrora transportaram figuras de Estado, há música ao vivo, o que torna a experiência ainda mais memorável. Nesta temporada, os passageiros visitam o Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, ficando a conhecer uma exposição permanente ligada à temática do vinho.

O Comboio Presidencial by Chakall é uma declaração de amor à identidade portuguesa, uma viagem de requinte e tradição onde o passado encontra o presente – à mesa, nos carris e no coração do Douro. Este projeto quer ser uma celebração viva da história ferroviária de Portugal, transformando uma peça de museu numa experiência dinâmica e interativa.

O valor por passageiro é de 750 euros e ainda há bilhetes disponíveis. Todas as informações podem ser encontradas em www.cp.pt.

Redação

PUB