Little girl and her older sister student in a protective medical masks chooses school stationery in a store. Preparing for school. Prevention of coronavirus. Back to school shopping.
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Estudo revela disparidades regionais e crescimento do comércio eletrónico como alternativa à inflação

As famílias portuguesas preveem gastar, em média, até 200 euros em compras online para o regresso às aulas, segundo o Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025. A pressão económica, agravada pela inflação e pelos gastos do verão, está a levar cada vez mais consumidores a recorrer ao comércio eletrónico como forma de poupança.

O estudo revela que 11% dos inquiridos planeiam gastar mais online este ano do que em 2024, com destaque para o Alentejo, onde mais de 21% dos consumidores afirmam que vão reforçar as compras digitais para o início do ano letivo. A Região Autónoma da Madeira lidera no valor médio previsto: 17% dos inquiridos planeiam gastar mais de 300 euros online, contrastando com a zona Centro, onde 46% prevê gastar menos de 100 euros.

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Entre os produtos mais adquiridos pela Internet para o regresso às aulas destacam-se o material de papelaria (44%), roupa (43%), livros (38%), tecnologia (35%), calçado (33%) e mochilas (33%).

O comércio eletrónico ganha cada vez mais relevância no regresso às aulas em Portugal. A procura de ofertas, a facilidade para comparar preços e evitar deslocações são algumas das principais vantagens que levam as famílias a optar pelo canal digital”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria e Brasil.

A tendência é mais acentuada nos Açores e em Faro, onde 25% e 12% dos consumidores, respetivamente, já tinham recorrido ao online no ano passado para adquirir material escolar. Em contraste, apenas 3% dos inquiridos na região Norte afirmam ter feito o mesmo.

Inflação e custo de vida impulsionam novas estratégias de poupança

Com um custo de vida mensal estimado entre 2 mil e 3 mil euros por família — excluindo despesas com habitação — e um salário médio nacional a rondar os 1.600 euros, o comércio online surge como uma alternativa cada vez mais atrativa para os portugueses. Plataformas como o “Compra e Poupa”, que permitem recuperar até 10% do valor das compras online mediante uma quota mensal, estão a ganhar popularidade.

A compra de produtos para o regresso às aulas é um momento de gasto que torna interessante considerar a pertença a clubes de compras. A centralização de ofertas em mais de 200 lojas reconhecidas permite aos consumidores poupar de forma eficaz”, sublinha o responsável da Webloyalty.

O regresso às aulas marca o início do “Golden Quarter” para o e-commerce

A campanha do regresso às aulas é vista pelos retalhistas como o ponto de partida para o chamado “Golden Quarter” — o período mais intenso de consumo do ano, que inclui também as campanhas da Black Friday e do Natal.

Segundo a Webloyalty, o recurso ao Retail Media — publicidade integrada em plataformas de e-commerce — permite às marcas comunicar de forma mais eficaz com os consumidores, aumentando a rentabilidade e a relevância das campanhas.

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