CP – Comboios de Portugal alerta os utentes para perturbações na circulação entre 7 e 14 de maio, devido a uma onda de greves.

A empresa divulgou esta sexta-feira um comunicado em que avisa os passageiros para possíveis problemas nas deslocações de comboio devido às paralisações agendadas por vários sindicatos.

PUB

“Por motivo de greves convocadas, pelos sindicatos ASCEF, ASSIFECO, FECTRANS, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SINTTI, SIOFA, SNAQ, SNTSF, STF e STMEFE, entre os dias 7 e 8 de maio de 2025, pelo sindicato SMAQ entre os dias 7 e 14 de maio de 2025 e pelo sindicato SFRCI entre os dias 11 e 14 de maio preveem-se perturbações na circulação com especial impacto entre os dias 7 e 13 de maio”, informa a CP.

Caso venham a ser definidos serviços mínimos, a empresa ferroviária promete atualizar a informação.

Calendário de greves

Nos dias 7, 8 e 9 de maio, os sindicatos convocaram greves totais, das 00h00 às 24h00. As paralisações vão afetar as últimas horas de dia 7 e as primeiras de dia 10.

Entre 7 e 14 de maio, os maquinistas filiados no SMAQ fazem também greve ao trabalho suplementar.

Os revisores fazem greve a 12 e 13 de maio, entre as 5h00 e as 8h30 da manhã, em todos os comboios.

Entre 11 a 14 de maio, os revisores dos comboios de longo curso também paralisam.

CP reembolsa clientes

A CP adianta que vai reembolsar os clientes com bilhetes para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional. O título também pode ser trocado gratuitamente para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

“O reembolso ou troca podem ser efetuados em myCP na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na Bilheteira Online e App CP) até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras”, indica a CP.

Passado este prazo, e até 10 dias após terminada a greve, pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto online “Reembolso por Atraso ou Supressão”, com o envio da digitalização do original do bilhete, explica a empresa.

PUB