Realizou-se ontem, dia 19 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha, a cerimónia de despedida do Comandante do Posto da GNR, Jorge da Cruz, distinguido com um Louvor público.
O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal e restantes membros do executivo, autarcas das freguesias, membros da CPCJ e colaboradores do Município.
Marcaram presença no ato o Comandante que inicia agora funções, Rui Estevinho, e João Ferrão, Comandante do Destacamento Territorial de Torres Novas.

No texto do Louvor entregue por Fernando Freire pode ler-se “O posto territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Nova da Barquinha tem como comandante, desde 4 de dezembro de 2020, Jorge Manuel Simões da Cruz, Sargento-Ajudante de Infantaria n.º 1950345. Durante estes 4 anos e 3 meses manteve e promoveu um excelente relacionamento e colaboração com o Município de Vila Nova da Barquinha. Considerando que no âmbito técnico-profissional, revelou elevada competência, alicerçados em valores éticos, altruísmo e espírito de missão, com um sólido sentido de serviço público, e reconhecimento, e apreço, da sociedade local – e que são do meu conhecimento -como o Município, as Juntas de Freguesia, as Unidades Militares (Brigada de Reação Rápida, Regimento de Engenharia n.º 1 e Regimento das Tropas Paraquedistas), e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CSREPC) do Médio Tejo.

Relevo a colaboração e empenho do Comandante do posto, e de todos os elementos que comandou, aquando da pandemia Covid -19, onde foram inexcedíveis.
Assim, perante a proficiência demonstrada e qualidades humanadas reveladas nas funções de comando, quer o município de Vila Nova da Barquinha reconhecer publicamente o distinto trabalho desenvolvido pelo Sargento-ajudante Jorge Cruz na sua nobre missão de segurança pública e proteção das pessoas e bens do nosso concelho, pelo que é de justiça prestar-lhe este público Louvor.”
Texto e fotos: Pérsio Basso





















