Nos dias 3 e 4 de maio, os Bombeiros Voluntários Torrejanos assinalaram, com o apoio do Município de Torres Novas, o Dia Municipal do Bombeiro. No total, receberam a visita de mais de mil pessoas.
No dia 3 de maio, os visitantes, essencialmente crianças e jovens (743 crianças e jovens (722 de estabelecimentos de ensino do concelho, acompanhados pelos professores e auxiliares, e restantes pelos familiares)) puderam observar e experimentar diversas estações de trabalho: rapel, slide, espuma, linha de mangueiras com água, veículos de combate florestal e equipamentos veículo especial de socorro e assistência e equipamentos, veículo-escada, medição da tensão arterial e glicémia, manobras de reanimação cárdio-respiratória, ambulâncias de socorro e seus equipamentos. Puderam também visitar uma estação de LEGO alusiva aos bombeiros e assistir à peça de teatro “Proteção dos Protegidos”, pela Bi-Dom Academia Criativa.
Esteve também presente a Farmácia Lima, com informação útil relativa à saúde e com um espaço para inscrições na caminhada que organiza no dia 11 de maio, a favor dos bombeiros torrejanos. Os bombeiros também presentearam os convidados com outras estações, tais como equipamento de mergulho e embarcação, motos com equipamento pré-hospitalar para intervenção rápida e de apoio. No trauma com imobilizações e no RCP, foram efetuadas manobras pelos alunos nos manequins de treino adulto, jovem e pediátrico, sendo que também efetuaram partos no simulador.
No dia 4 de maio, em frente ao quartel, decorreu uma recriação histórica de acidente com maca rodada do corpo de bombeiros dos anos 30 (recriação levada a cabo pelo Teatro Meia Via), seguida de um simulacro de acidente rodoviário multi-vítimas.
As atividades decorreram no quartel dos bombeiros voluntários e eram abertas a toda a população.
Estiveram envolvidos nestas ações 53 bombeiros, mais os que garantiram o normal funcionamento das atividades de socorro e emergência assim como os serviços de hemodiálise.
O novo quartel é cofinanciado pelo POSEUR 2014-2020 (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020 e Fundo de Coesão da União Europeia.
O valor total estimado da obra à data de hoje são cerca 1.177.000,00€ sendo que a parte não financiada pelo POSEUR (Apoio Financeiro da União Europeia: Fundo de Coesão), semelhante em termos de valor à financiada, deverá ser suportada pelo Município de Torres Novas, conforme compromissos assumidos.










				


                            
                            
                            
                            
                            

