PUB

A Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e Bloco de Partos do Hospital de Abrantes da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) vão ter constrangimentos, das 00h00 de dia 6 de junho (quinta-feira) às 9h00 de dia 10 de junho (segunda-feira), estando assim ambos os serviços encerrados neste período.

As grávidas da área de influência da ULS Médio Tejo que entrem em trabalho de parto deverão ligar para a linha SNS Grávida (808 24 24 24) para saber qual o Serviço de Urgência da região para o qual se devem dirigir. Em caso de emergência, deverão ligar 112.

PUB

“in” páguna ULS Méduo Tejo – Notícias

A nosso pedido a ULS Medio Tejo eviou a seguinte resposta escrita que transcrevemos na  íntegra,

“A contingência deste fim-de-semana, que levou ao encerramento da maternidade da Unidade Hospitalar de Abrantes, é uma situação que se relaciona com o período de férias e feriados existentes na próxima semana.

Apesar de todos os esforços envidados pela Direção Clínica e do Serviço de Ginecologia Obstetrícia não foi possível garantir, através de prestadores de serviço, na escala médica mínima para assegurar o funcionamento pleno deste serviço, localizado em Abrantes.

Fazemos notar que, no âmbito do anterior esquema rotativo de encerramentos programados, o Serviço de Urgência e Maternidade da Unidade Hospitalar de Abrantes estariam encerrados mais dois fins de semana durante o mês de junho.

No entanto, essa situação conseguiu ser ultrapassada, existindo, para já, no planeamento, apenas dois dias de dificuldade de preenchimento das escalas até ao final de junho, para os quais estão a ser realizados todos os esforços para contratação de prestadores de serviços que revertam a necessidade de um encerramento programado.

O SNS Grávidas é um novo recurso precioso para todas as gestantes. Neste novo modelo, a linha gratuita está disponível 24 horas por dia. As utentes poderão receber acompanhamento e triagem por profissionais habilitados, que farão se necessário a referenciação para a unidade de saúde mais próxima do local onde se encontram, pelos próprios meios ou acionando meios de emergência pré-hospitalar.

A criação deste serviço foi articulada com todas as maternidades das ULS do país, por forma a estar sempre garantida a resposta em rede que caracteriza o SNS. A criação do SNS Grávidas é uma via verde para todas as gestantes, garantindo a segurança com o acompanhamento profissional do outro lado da linha.”

 

PUB