PUB

A I Mostra Gastronómica de Peixe do Rio arrancou esta quinta feira numa cerimónia descontraída no Restaurante Almourol. Até dia 16 de junho, o objetivo desta iniciativa é atrair mais visitantes ao concelho. O Entroncamento Online (EOL), em parceria com a autarquia, promove, também, o primeiro concurso gastronómico da mostra e avaliará cada restaurante aderente

A I Mostra de Peixe do Rio é um evento que visa promover a riqueza gastronómica do concelho, destacando os sabores autênticos e frescos dos peixes provenientes dos três rios que o banham – Nabão, Zêzere e Tejo.

PUB

Durante esta mostra, os residentes e visitantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de pratos, desde clássicos tradicionais a criações contemporâneas, todos elaborados com peixe do rio fresco e ingredientes locais como enguia fumada, sável frito com açorda de ovas, enguias fritas com migas, molhata de enguias, torricado de carpa, lombinho de fataça com açorda de ovas, risotto de lagostins do rio, lombinho de Fataça com açafrão, fataça frita, lúcio frito e na grelha, siluro, lúcio com molho de caril, entre outros peixes fritos e grelhados.

A convite do @restaurantealmourol, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, acompanhado pela Vice-Presidente Marina Honório e pelo Vereador do Pelouro do Turismo, Manuel Mourato, marcaram presença no “Sunset – abertura da temporada dos sabores do rio”.

Fernando Freire lembrou que no Festival do Sável e da Lampreia, que já vai na sua vigésima nona edição, devido a situações conjunturais não habituais, não foi possível, este ano, servir lampreia. “Esperamos que no próximo ano possa ser possível. Mas tem sido solicitado, quer por restaurantes quer por empreendedores, haver mais eventos e dinâmicas em termos dos recursos autóctones, nomeadamente em ternos do barbo, taínha, fataça, enfim, recursos autóctones que abundam, felizmente, ainda, no nosso rio tejo e zêzere”.

Eventos como este, segundo Fernando Freire são uma aposta para continuar, “ porque liga a gastronomia aos monumentos como o Castelo de Almourol, a Igreja Matriz de Atalaia, e toda a dinâmica templária presente no concelho e região”. O resultado destes eventos é claro, “ainda hoje (ontem) me ligaram de Viseu a dizer que queriam vir cá”, explicou. O ganho é evidente.

Para além da degustação dos pratos, os visitantes terão também a oportunidade de participar em atividades complementares, como showcookings, degustações, sunset parties, jantares enogastronómicos ou visitar as muitas atrações turísticas do concelho, entre as quais os monumentos nacionais Castelo de Almourol e Igreja Matriz da Atalaia, o Centro de Interpretação Templário de Almourol ou o Parque de Escultura Contemporânea.

O Concurso Gastronómico, organizado pela Câmara Municipal e o EOL, terá um júri de três elementos e a avaliação terá em consideração a apreciação visual, aromática, degustativa, a qualidade dos produtos e genuinidade/criatividade, assim como acolhimento, atendimento e nome dado ao prato. Ganhará quem obtiver a melhor classificação por via da soma das classificações atribuídas pelos membros do júri.

 

Os restaurantes aderentes são o Almourol (Tancos), Estrela(Praia do Ribatejo), Grilo (V.N. Barquinha), Loreto (V.N. Barquinha), Ribeirinho (V.N. Barquinha), STOP (Atalaia), Tasquinha da Adélia (V.N. Barquinha), Trindade (V.N. Barquinha-

Texto e Fotos: Ricardo Alves

PUB