Cassilda Carvalho do Entroacamento (SLB) repetiu mais uma excelente prestação neste Campeonato do Mundo de Ibiza, desta vez na prova de Aquatlo, e após ter sido 6ª na prova de duatlo já no passado sábado. Desta feita, no aquatlo, Cassilda Carvalho entrou nos 1000 mts de natação da melhor forma, em prova com 74 atletas à partida, e disputando as atletas juniores a prova com as elites e sub23.
Cassilda Carvalho não deixou por mãos alheias os seus créditos de excelente nadadora, e saiu muito bem colocada nas primeiras posições, com uma diferença de cerca de 20´´ de um forte pelotão internacional, liderado pela experiente húngara Zsanett Bragmayer que se viria a sagrar campeã do mundo de elites. Iniciados os 5km´s de corrida, Cassilda Carvalho mostrou-se claramente focada em lutar pelo título mundial, chegando mesmo a acompanhar a líder do escalão de juniores, mas, apesar de mais um excelente parcial de atletismo, não conseguiu acompanhar o ritmo de Margareta Vrablova que venceu este escalão, com o segundo lugar à geral. Cassilda manteve a luta pela medalha de prata até final, terminando com o tempo de 34min14s, a apenas 8s da húngara Nora Romina Nádas que alcançou a medalha de prata.
Nos juniores masculinos, Pedro Carvalho do Entroncamento, alcançou mais um excelente resultado, sendo 8º classificado, numa prova em que mostrou uma grande evolução no segmento de natação, seu principal objetivo nesta participação, e após o 5º lugar que obteve no Duatlo, também com uma excelente prova.

Quanto aos Grupos de Idade, Catarina Santos do Entroncamento voltou a sagrar-se campeã do mundo no escalão 16-19 anos, após a vitória do passado sábado no duatlo. Apesar de algum atraso no segmento de natação, nesta prova disputada com os escalões até aos 35 anos, Catarina Santos realizou mais um parcial de atletismo de enorme nível e em que recuperou posições até chegar à frente da geral da prova, que viria a vencer, juntamente portanto com o seu escalão. Esta atleta termina assim a sua participação neste campeonato com dois títulos mundiais, no duatlo e no aquatlo, ela que ainda tem apenas 15 anos de idade e tem feito uma primeira época de cadetes com bastantes pódios nacionais e agora internacionais.

Para compor o lugar mais alto do pódio do escalão 16-19 anos, com as cores portuguesas, André Neves, também ele estreante em provas de campeonatos do mundo, alcançou uma surpreendente vitória, com um segmento de natação muito bem conseguido, e em que iniciou a corrida na terceira posição do seu escalão, mas recuperando depois com um parcial de atletismo também bastante interessante, e a vencer com algum destaque o escalão dos 16-19 anos, sagrando-se por isso campeão do mundo do escalão 16-19anos, tal como Catarina Santos.
O Mundial de Ibiza segue quarta-feira com as provas de cross, onde marcarão presença outros triatletas benfiquistas: António Barata, Luísa Miranda e Tiago Margarido.













