Jovens triatletas em grande nível no primeiro dia de competição deste Campeonato do Mundo de Ibiza 2023, com Catarina Santos, ainda cadete de primeiro ano, e por isso a ter de competir nos grupos de idade, a alcançar o título mundial nos 16-19 anos, e logo na sua estreia internacional.
Com cerca de 2000 atletas dos vários grupos de idade em competição, divididos em várias vagas de partida, Catarina Santos iniciou a sua prova de duatlo sprint (5km corrida + 20km de ciclismo + 2.5km de corrida) com um excelente record pessoal no primeiro segmento, em que durante bastante tempo foi mesmo a segunda classificada absoluta feminina, pois competia com atletas até aos 35 anos de idade. Findos os 20km´s de ciclismo, em que se defendeu muito bem, Catarina Santos iniciou o último segmento focada em lutar mesmo pela classificação geral, realizando mais um excelente registo e terminando na 4ª posição geral e sagrando-se, portanto, Campeã do Mundo do escalão 16-19 anos por larga margem, com o tempo final de 1h02min06s. Em segundo lugar ficou a brasileira Andrielly Duarte que terminou em 1h08min28s, e em terceiro a inglesa Ellie Spink, que terminou em 1h08min57s.
Quanto aos juniores, Pedro Carvalho iniciava o seu primeiro Campeonato do Mundo, jovem triatleta que tem estado em clara ascensão, e mostrou que atravessa de facto um excelente momento de forma, com um primeiro segmento de 5km´s em que ultrapassou por larga margem o seu record pessoal, com o tempo de 15min15s, o que lhe permitiu integrar o grupo de perseguição, em busca do espanhol Pelayo González Turrez, que viria a sagrar-se o novo campeão do mundo de duatlo júnior.
Pedro Carvalho iniciou assim a última corrida ainda em condições de lutar pelas medalhas, o que viria a não conseguir alcançar, terminando na quinta posição, mas numa prestação excelente e com muito bons indicadores de evolução.
Quem também esteve em muito bom nível foi a ainda muito jovem Cassilda Carvalho, atleta ainda cadete, mas a competir nos juniores neste Campeonato do Mundo de Duatlo, integrando o grupo da dianteira até ao último segmento de corrida, onde alcançou a 6ª posição, terminando com o tempo de 1h04min48s, a 40s da vencedora e já também campeã da europa, Noemi Bogiatto.
Cassilda Carvalho fez um excelente record pessoal no primeiro segmento de 5km´s, já muito perto de baixar do minuto 18 e apesar do calor que se fazia sentir, terminando a sua prova em clara ascensão, indicador do muito bom nível que também atravessa.
Ambos os atletas participam já no próximo dia 1 de maio, no Campeonato do Mundo de Aquatlo, para onde seguem com bastantes expectativas.















