O Clube de Natação de Torres Novas, com a sua Escola de Triatlo iniciou a nova época de 2023, com a participação dos seus atletas mais jovens, na 1ªetapa do nacional de triatlo jovem, que se realizou no sábado à tarde, 28 de janeiro, no Parque Urbano São Lourenço em Abrantes.
Para alguns atletas, tratou-se de uma estreia em competição, e sobretudo de uma boa experiência, a avaliar pela forma sorridente como terminaram a sua prova, um sinal de que disfrutaram e que se divertiram com esta sua primeira participação numa prova de duatlo.
Distribuídos em 4 escalões, desde Benjamins a Juvenis, os jovens atletas percorreram diferentes distâncias de corrida e ciclismo, que variaram entre os 300m e 2000m na corrida, e os 1000m e 7800m no ciclismo.
Nesta prova jovem de Abrantes, o destaque vai para o atleta Santiago Magalhães, que recebeu um prémio de fair-play, ao reconhecer que se enganou durante o percurso de ciclismo, beneficiando na sua posição em prova, sendo mostrado o Cartão Branco pela equipa de arbitragem, na sequência desta sua atitude.
São estes os valores que devem estar presentes na conduta destes atletas, e também naqueles que os acompanham, para bem do futuro dos jovens praticantes desta modalidade e de todo o desporto.
Numa prova com a participação com mais de 400 jovens, no que diz respeito aos resultados obtidos pelos atletas do Clube de Natação de Torres Novas, as classificações foram as seguintes:
Diana Brito – 13ºlugar Benjamins Fem.
Matilde Santos – 16ºlugar Benjamins Fem.
Emma Evangelista – 25ºlugar Benjamins Fem.
Luca Nascimento – 28ºlugar Benjamins Masc.
Manuel Cruz – 42ºlugar Benjamins Masc.
Pedro Leal – 46ºlugar Benjamins Masc.
Beatriz Carvalho – 16ºlugar Infantis Fem.
Madalena Alves – 44ºlugar Iniciados Fem.
Salvador Fonseca – 18ºlugar Iniciados Masc.
Francisca Leirião – 8ºlugar Juvenis Fem.
Mateus Nascimento – 6ºlugar Juvenis Masc.
No domingo, 29 de janeiro, realizou-se a 1ªetapa do nacional de duatlo cross, com André Duarte a terminar na 11ªposição, subindo ao pódio no 3ºlugar do grupo de idades 25-29 anos.
Ainda no sábado à noite, 28 de janeiro, estiveram presentes no Teatro Virgínia em Torres Novas, cerca de 500 pessoas oriundas do norte a sul do país, para assistirem à GALA DO TRIATLO, que serviu para a atribuição dos prémios relativos aos Campeonatos Nacionais Individuais, aos Campeonatos Nacionais de Clubes, à Taça de Portugal e ao Paratriatlo das épocas de 2021 e 2022, numa organização da Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio do Município de Torres Novas e do Clube de Natação de Torres Novas.

















