Créditos: Foto retirada da página do Facebook, do grupo Entroncamento, no dia 03-03-2023

Os eleitos do PSD na Assembleia de Freguesia de São João Baptista, no Entroncamento emitiram esta sexta-feira uma nota de imprensa que publicamos na íntegra

A 19 de Dezembro de 2022, realizou-se uma assembleia de freguesia de São João Baptista, no Entroncamento, na sequência da qual foram por nós apresentadas as seguintes propostas e efetuadas as seguintes intervenções:

PUB
  1. Recomendação para que sejam prestados os esclarecimentos, face à construção da linha de alta velocidade, que não passa pela nossa cidade, questionámos se o serviço intercidades atualmente existente no Entroncamento, se mantém inalterado;
  2. Definição das datas das assembleias de freguesia a realizar durante o ano de 2023, por forma a que os fregueses, possam melhor organizar a sua agenda, a fim de poder assistir às mesmas e ainda para que também os eleitos possam melhor conciliar a sua vida profissional e pessoal, com o cumprimento desta responsabilidade; e
  3. Recomendação à câmara municipal do Entroncamento, para que retire (ou retifique) as barreiras existentes nos passeios de várias ruas da freguesia, como por exemplo, na Rua Luís Falcão de Sommer, Rua António Lucas e Rua José Pires Dias, mas com especial urgência, quanto às barreiras existentes nas entradas das passagens de peões.

A primeira recomendação foi aprovada por maioria, com os votos contra da bancada do PS, sob o argumento que os passageiros utilizam o serviço regional, não estando preocupados com o serviço intercidades. A segunda recomendação foi reprovada. A terceira recomendação, aprovada por unanimidade.

Os eleitos do PSD informam que o seu objetivo é apenas e só, a melhoria da qualidade de vida dos fregueses e da comunidade em geral. Informam ainda, que não existiu qualquer outra iniciativa das restantes forças partidárias representadas no órgão.

  1. Pelo executivo da freguesia, foi proposto a votação do orçamento para o exercício de 2023. O PSD não pode votar a favor deste documento, uma vez que o mesmo não tem nada de inovador, relativamente aos anos anteriores e não reflete nada de estruturante para a comunidade. São apontadas verbas sem qualquer sentido, como se a única preocupação existente fosse alocar valores, a fim de se ir gastando conforme calha. Não é esta a nossa estratégia! O nosso olhar para o bem da freguesia é a organização e definição de prioridades, a fim de melhor afetar as verbas existentes, à necessidade dos fregueses.

O documento foi aprovado, com o voto das restantes bancadas, com exceção do BE que se absteve.

  1. Foi posto à votação um pedido de autorização genérico, para movimentos até 5000 €, por parte do executivo. Ora, com a reduzida informação sobre o mesmo e tendo presente a crise que se vive, não podemos aceitar que no contexto do montante disponível na freguesia, se aceite ou permita o movimento de um valor tão elevado, de forma genérica, como foi proposto. Ainda assim, este pedido foi aprovado com o apoio das restantes bancadas.
  2. Quanto à proposta de protocolo celebrado com a ANAFRE, este foi aprovado por todas as bancadas, dado que constitui um apoio a dar às famílias.
  3. A terceira revisão orçamental foi igualmente aprovada, pois trata-se unicamente de reafetar a verba de 25 € na receita.
  4. Quanto à informação escrita do presidente do executivo, este foi diretamente questionado pelo PSD, sobre os assuntos tratados nas reuniões do conselho municipal de educação e na reunião do conselho municipal de segurança.

Entroncamento, 6 de janeiro de 2023”

PUB