A SCAFA, Cooperativa de Consumo dos Ferroviários e Aderentes, CRL, existe no Entroncamento desde 1913. Continua a ser um exemplo de resistência e de vivência dos ideais cooperativos, continuando a ter como prioridade a envolvência das pessoas, incentivando-as a participar não só a nível social, mas também de cidadania.
As principais atividades da SCAFA são a exploração do Bar e do Supermercado e ainda as receitas resultantes das rendas dos espaços alugados e da venda de jogos Santa Casa, fontes de receita extraordinária.
Mais uma vez a SCAFA assinalou a passagem do seu aniversário, 0 109º, com a tradicional oferta do café e bolo de aniversário aos clientes do Café e do Supermercado e ainda com uma pequena exposição sob o lema Sem Memória não há Futuro.
Na realidade, apesar das enormes dificuldades por que passam as Cooperativas há alguns anos a esta parte, os dirigentes da SCAFA acreditam no seu futuro e na importância que a memória do passado tem na concretização deste desiderato.
Contribuiu também para esta ideia, o facto de a Cooperativa possuir um considerável património histórico, sobretudo documental, mas também ao nível de objetos usados ao longo dos tempos.
Este ano foi decidido mostrar aos cooperantes, clientes e população em geral, alguns documentos do Café e da Loja que fazem parte do espólio da Cooperativa.
Assim, no Café está exposta uma fotografia da inauguração do atual salão, em 27 de Agosto de 1960, e no Supermercado dois importantes documentos, originais, quase centenários: o Caderno de Despesas com a Muar (a mula da Cooperativa) e o Livro de Fretes da Carroça, ambos de 1927.