Foto Nuno Matos FNC
PUB

Em dia de São Martinho, a FNC assinalou o cinquentenário da Feira Nacional do Cavalo com o descerramento de uma placa comemorativa pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e pelo presidente da Câmara Municipal da Golegã, António Camilo.

A visita da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, também estava prevista mas foi substituída pelo adjunto Luis Castilho.

PUB

O périplo à Golegã teve início no Hippos – Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres com uma visita às instalações, tendo o executivo camarário aproveitado a ocasião para vincar a necessidade de investimento governamental para a melhoria dos equipamentos e infraestruturas de modo a garantir treino e provas de excelência.

Depois a comitiva seguiu para o Arneiro para o descerramento da placa comemorativa do cinquentenário da FNC, seguido de uma visita a várias coudelarias e expositores.

Foto Nuno Matos FNC

Romaria de São Martinho

A tradicional Romaria de São Martinho decorreu nesta sexta-feira tendo sido uma das mais participadas de sempre. Em dia de São Martinho, cerca de 100 cavaleiros e amazonas, e uma vintena de atrelagens partiram do Porta de Fernão Lourenço em cortejo liderado pelo Romeiro Mestre Eng. Lobo de Vasconcelos e Romeiro Mor António Camilo, em direcção à Igreja Matriz onde teve lugar a bênção pelo Padre João Vergamota e a entronização do novo Romeiro Dr. Nuno Pinto Magalhães, perante larga assistência.

Depois, já no Largo do Arneio, os Romeiros alinharam para ouvirem o hino e a seguir, o Presidente da Câmara Municipal da Golegã, António Camilo agradeceu a todos os presentes e deu os parabéns ao novo Romeiro.

Foto Nuno Matos FNC

 

FNC recorda Eng. José Samuel Luppi

Como é habitual todos os anos, a Feira Nacional do Cavalo recorda e homenageia figuras ilustres do panorama equestre que já nos deixaram e que eram presença assídua na feira de São Martinho. Este ano foi lembrado o Eng. José Samuel Pereira Luppi (1931-2022),

Ilustre cavaleiro tauromáquico oriundo de uma família de lavradores e ganadeiros José Samuel Lupi tomou a alternativa em 1963 das mãos do Mestre João Núncio na Praça de Toiros do Campo Pequeno, tornando-se cavaleiro tauromáquico profissional e ao longo da sua vida alcançou numerosos troféus e muitos êxitos, com destaque para o sucesso alcançado em Espanha, ao lado de figuras como Alvaro Domecq, Angel Peralta e Rafael Peralta.

Família, amigos e admiradores alinharam montados no Arneiro Central para a emotiva homenagem da FNC.

Nuno Matos FNC

PUB