Créditos: Foto retirada da página do Facebook, do grupo Entroncamento, no dia 03-03-2023

Os Eleitos na Assembleia de Freguesia de São João Baptista, no Entroncamento emitiram uma Nota de Imprensa sobre a última Assembleia de Freguesia de São João Baptista, que publicamos na integra.

“A 29 de Setembro de 2022, realizou-se uma assembleia de freguesia de São João Baptista, no Entroncamento, na sequência da qual foram por nós desenvolvidas as diligências seguintes:

PUB
  1. Preocupados com diversas matérias, o PSD apresentou três propostas de recomendação:
  • Aprovação de regulamento de atribuição de verbas de apoios a pessoas e instituições, a elaborar pelo executivo da junta de freguesia;
  • Recomendação à câmara municipal do Entroncamento, para que adote medidas urgentes com vista a mitigar os riscos subjacentes ao mau estado de conservação do prédio situado na Rua 5 de Outubro, números 111 a 115, bem como do prédio situado no cruzamento da Rua Luís Falcão de Sommer, com a Rua Rui Luís Gomes; e
  • Recomendação à câmara municipal do Entroncamento, com vista à melhoria da sinalização das lombas existentes na freguesia, bem como a hipótese de proibição à circulação de veículos pesados na Rua Antero de Quental, entre as 23 horas de um dia e as 7 horas do dia seguinte.

A primeira recomendação foi aprovada por unanimidade. A segunda recomendação, foi aprovada por maioria, com os votos contra de todos os eleitos pelo PS. A terceira recomendação, não foi aprovada.

Os eleitos do PSD informam que é seu objetivo, a melhoria da qualidade de vida dos fregueses e da comunidade em geral. Informam ainda, que não existiu qualquer outra iniciativa das restantes forças partidárias representadas no órgão.

  1. Pelo executivo da freguesia, foi proposta uma alteração do seu orçamento para o ano em curso, dado o aumento de verbas recebidas de 13 581 €. Para este efeito, foi proposto pelo executivo socialista, que tal verba fosse afeta à rubrica “diversos”, subjacente à aquisição de bens de capital.

Dada a situação de crise que vivemos, com a existência de dificuldades de vária ordem por parte das famílias, o PSD informa que não pode aceitar de forma alguma, que se afete tal verba a uma rubrica desconhecida, sem se concretizar nos documentos sujeitos à aprovação, a que se destina o valor de 13 581 €. Inevitavelmente votámos contra.

  1. Por fim, quanto à informação do executivo, relativo à sua atividade no trimestre, foi questionado pela nossa parte, sobre o que tem sido tratado na reunião de proposta do projeto educativo 2022/2025, bem como na reunião do conselho municipal de educação. Aos pedidos formulados, o PSD indicou que não se obteve qualquer informação cabal, não se percebendo pela veiculado pelo o executivo, o que ali foi tratado, nem tão pouco a diligência que foi promovida, com vista à defesa e salvaguarda dos interesses dos fregueses e da comunidade educativa.
PUB