Os Eleitos na Assembleia de Freguesia de São João Baptista, no Entroncamento emitiram uma Nota de Imprensa sobre a última Assembleia de Freguesia de São João Baptista, que publicamos na integra.
“A 29 de Setembro de 2022, realizou-se uma assembleia de freguesia de São João Baptista, no Entroncamento, na sequência da qual foram por nós desenvolvidas as diligências seguintes:
- Preocupados com diversas matérias, o PSD apresentou três propostas de recomendação:
- Aprovação de regulamento de atribuição de verbas de apoios a pessoas e instituições, a elaborar pelo executivo da junta de freguesia;
- Recomendação à câmara municipal do Entroncamento, para que adote medidas urgentes com vista a mitigar os riscos subjacentes ao mau estado de conservação do prédio situado na Rua 5 de Outubro, números 111 a 115, bem como do prédio situado no cruzamento da Rua Luís Falcão de Sommer, com a Rua Rui Luís Gomes; e
- Recomendação à câmara municipal do Entroncamento, com vista à melhoria da sinalização das lombas existentes na freguesia, bem como a hipótese de proibição à circulação de veículos pesados na Rua Antero de Quental, entre as 23 horas de um dia e as 7 horas do dia seguinte.
A primeira recomendação foi aprovada por unanimidade. A segunda recomendação, foi aprovada por maioria, com os votos contra de todos os eleitos pelo PS. A terceira recomendação, não foi aprovada.
Os eleitos do PSD informam que é seu objetivo, a melhoria da qualidade de vida dos fregueses e da comunidade em geral. Informam ainda, que não existiu qualquer outra iniciativa das restantes forças partidárias representadas no órgão.
- Pelo executivo da freguesia, foi proposta uma alteração do seu orçamento para o ano em curso, dado o aumento de verbas recebidas de 13 581 €. Para este efeito, foi proposto pelo executivo socialista, que tal verba fosse afeta à rubrica “diversos”, subjacente à aquisição de bens de capital.
Dada a situação de crise que vivemos, com a existência de dificuldades de vária ordem por parte das famílias, o PSD informa que não pode aceitar de forma alguma, que se afete tal verba a uma rubrica desconhecida, sem se concretizar nos documentos sujeitos à aprovação, a que se destina o valor de 13 581 €. Inevitavelmente votámos contra.
- Por fim, quanto à informação do executivo, relativo à sua atividade no trimestre, foi questionado pela nossa parte, sobre o que tem sido tratado na reunião de proposta do projeto educativo 2022/2025, bem como na reunião do conselho municipal de educação. Aos pedidos formulados, o PSD indicou que não se obteve qualquer informação cabal, não se percebendo pela veiculado pelo o executivo, o que ali foi tratado, nem tão pouco a diligência que foi promovida, com vista à defesa e salvaguarda dos interesses dos fregueses e da comunidade educativa.