A última Assembleia Municipal do Entroncamento aprovou por unanimidade uma Moção ) apresentada pela deputada municipal Maria do Céu Carvalho (BE), em é exigida a conclusão da modernização da Linha do Norte, em especial do troço Santana/Cartaxo – Entroncamento; – A construção de uma nova e moderna estação ferroviária, no Entroncamento e a  não redução da oferta de serviço ferroviário na linha do Norte, com a futura entrada ao serviço da linha de alta velocidade.

“Pela modernização do serviço ferroviário convencional

PUB

Recentemente, o governo anunciou vultuosos investimentos na ferrovia, de que se destaca a construção da linha de alta velocidade, entre Lisboa e Porto, com traçado próximo do litoral. Pela nova linha circularão não só as composições de alta velocidade, mas também os comboios intercidades entre Lisboa e o norte do país.

O anúncio destes investimentos é acompanhado pelo publico reconhecimento do transporte ferroviário como o transporte do futuro, importante fator de coesão regional e nacional, modo de transporte mais económico e ambientalmente mais sustentável.

No entanto, continua muito atrasada a modernização da linha do Norte, eixo estruturante do sistema ferroviário convencional e crucial para regiões do interior. A modernização do troço ferroviário Santana/Cartaxo – Entroncamento está por concluir.

A modernização da própria estação ferroviária do Entroncamento, ou a construção de uma nova estação, apesar de insistentemente reclamada, continua afastada dos planos e dos anúncios para o futuro.

Ora, para além de contradizerem o reconhecimento público sobre a importância da ferrovia, estes recorrentes atrasos e omissões entram em total contradição com as necessidades da nossa cidade, da nossa região e do nosso país.

Os vultuosos fundos comunitários que se anunciam não podem servir apenas para aproximar Lisboa do Porto, pelo litoral, esvaziando os interiores entre as duas grandes áreas metropolitanas. Uma nova linha de alta velocidade, pelo litoral, não pode traduzir-se em degradação da oferta do serviço ferroviário na linha do Norte.

Nestas circunstâncias, a Assembleia Municipal do Entroncamento reclama do governo:

– A conclusão da modernização da Linha do Norte, em especial do troço Santana/Cartaxo – Entroncamento;

– A construção de uma nova e moderna estação ferroviária, no Entroncamento;

– A não redução da oferta de serviço ferroviário na linha do Norte, com a futura entrada ao serviço da linha de alta velocidade.”

PUB