Banyoles, cidade catalã muito perto de Girona, é o palco anual de competições internacionais de triatlo, pela sua beleza natural e condições para a prática do triatlo, não recebendo, porém, desde 2017 o Campeonato da Europa de Clubes, ano em que o Sport Lisboa e Benfica se sagrou campeão europeu, à época com equipa constituída por Melanie Santos, Miguel Arraiolos, Vanessa Fernandes e João Pereira.
Em 2022 a confiança e expectativas estavam em altas com o quarteto João Pereira, Madalena Almeida, Vasco Vilaça e Mélanie Santos em excelente momento de forma e a preparar a prova durante todo o verão. As equipas francesas do Poissy Triathlon e do Metz Triathlon, bem como a equipa alemã do EJOT Team TV Buschhuetten, perfilavam-se como os maiores adversários, com vários atletas que habitualmente só defrontamos em campeonatos ou taças do mundo, desta vez em representação dos seus clubes. Nos juniores, Gabriel Santos, Cassilda Carvalho, Diogo Tomé e Rafaela Silva tinham também forte oposição em especial das equipas francesas e espanholas, com vários atletas medalhados em campeonatos do mundo e da Europa.
Não se deixando intimidar, a jovem equipa de juniores esteve mesmo em grande destaque, com apenas um atleta no seu último ano no escalão, e o quarteto sagrou o Sport Lisboa e Benfica vice-campeão da europa, atrás da equipa francesa do Metz Triathlon.
A estratégia da equipa passava por assumir a prova desde o início, reduzindo a cada vez menos equipas adversárias, o que Gabriel Santos conseguiu desde o início, liderando o segmento de natação e destacando-se no atletismo com a equipa do Metz Triathlon, já com um fosso significativo para as restantes equipas. A jovem cadete Cassilda Carvalho foi responsável pelo segundo percurso, conseguindo ainda alcançar de novo a frente da prova durante o ciclismo, mas perdendo depois um pouco de tempo no atletismo, pelo que passou o testemunho a Diogo Tomé a cerca de 40´´ da liderança. Diogo Tomé com uma excelente natação e ciclismo ainda recuperou tempo para o campeão do mundo junior, que representava o MetzTriathlon, Thomas Hansmaennel, perdendo depois um pouco no atletismo, mas com um saldo muito positivo a não deixar dilatar a vantagem para cima do 1min de diferença.
Rafaela Silva entrou assim no último percurso focada ainda no título europeu, não conseguindo, porém, alcançar a atleta do Metz Triatlhon, mas alcançando um excelente resultado para o Sport Lisboa e Benfica, sagrando-se a jovem equipa vice-campeã da europa, um resultado muito relevante até face a que estes atletas poderão disputar esta mesma prova no escalão durante as próximas épocas. Na terceira posição ficou a equipa do Diabillos de Rivas, com as equipas portuguesas do Alhandra Sporting Clube na 5ª posição e o Sporting Clube de Portugal na 6ª.
Quanto às elites, João Pereira seguiu muito bem colocado até iniciar o segmento de atletismo, altura em que infelizmente não se sentiu bem, fruto de uma pequena lesão que sentiu após o campeonato da europa de Munique, onde foi 6º classificado. Pereira perdeu, pois, bastantes posições, descendo da cabeça da prova até à 8ª posição, e com um atraso considerável. No segundo segmento Madalena Almeida defendeu muito bem a posição, com especial destaque para o seu segmento de ciclismo, em que fez todas as despesas a solo, passando o testemunho a Vasco Vilaça para o terceiro percurso, com uma diferença de cerca de 1min10 para a frente da prova. Vasco Vilaça foi mais uma vez aos seus máximos limites pela equipa, terminando em total exaustão, mas com mais uma notável recuperação, a passar o testemunho a Melanie Santos na terceira posição. Melanie Santos realizou também muito boa prestação mas infelizmente a ser ultrapassada por Leonie Periault (Poissy Triathlon) e o Sport Lisboa e Benfica terminou a competição na quarta posição a 2.02min da equipa do EJOT Team TV Buschhuetten com o Poissy Triathlon a ser segundo e o Metz Triathlon a ser terceiro.














