Créditos: Foto retirada da página do Facebook, do grupo Entroncamento, no dia 03-03-2023

Em comunicado, que publicamos na integra, os eleitos do PSD no Entroncamento, manifestam-se contra a construção dos oito blocos de habitação social, tema que está em discussão pública.

“Na reunião de Câmara do dia 6 de julho o Presidente e vereadores do Partido Socialista e o antes vereador do Chega aprovaram a construção dos oito blocos de habitação social em terreno camarário na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, nas Ruas Coronel Joaquim Estrela Teriaga e das Gouveias, para realojar, entre outras, 86 famílias do Bairro Frederico Ulrich.

PUB

Opomo-nos veementemente à construção dos oito blocos de habitação social para este efeito, sem que seja efetuado um estudo sério do ponto de vista sociológico e urbanístico que enquadre tecnicamente todos os aspetos relevantes e designadamente os relacionados com os realojamentos.

No século XXI não se justificam atos avulso sem qualquer fundamento técnico de competente equipa multidisciplinar, sobretudo numa cidade onde coabitam várias etnias e comunidades de 53 nacionalidades e onde o tema da insegurança está diretamente associado a esta problemática e ao deficiente, ou mesmo inexistente, trabalho de integração social.

Somos absolutamente contra o desmantelamento de guetos para criar outros de maior dimensão, em número de realojados e número de habitações.

E além do mais fica por explicar o que vai ser feito ao Bairro Frederico Ulrich. É um bairro histórico para requalificar ou mais um gueto para deixar ocupar por mais famílias que, entretanto, se desloquem para o Entroncamento?

Está em causa o futuro da cidade do Entroncamento.

A multiculturalidade para ser favorável tem que ser trabalhada com o apoio de profissionais e não se compadece com as opções bacocas de quem só quer, politicamente, deixar obra feita.

Além do mais estão em causa, nesta opção, muitos milhares de euros!

Sejamos sérios com as pessoas do Entroncamento e que vivem no Entroncamento, e também criteriosos com o uso do dinheiro público!

Se a tomada de decisão, sobre um tema estruturante para o futuro, a muito longo prazo do nosso concelho, é feita de ânimo leve, colocando graves constrangimentos à coesão social desejável, para usufruto de todos, então, no nosso entender, o espaço agora em discussão teria um aproveitamento muito melhor se fosse reabilitado e utilizado como habitação destinada aos jovens do Entroncamento, que assim viam um esforço do município, para a sua fixação e renovação com qualidade da respetiva população.

Sermos governados assim, sem alternativas, e, sobretudo, tendo em conta o enquadramento dos tristes tempos de insegurança e também de falta de esperança, para todos os que vivemos na cidade, bem como para os mais jovens, é simplesmente UMA VERGONHA!”.

Os eleitos do PSD no Entroncamento

PUB