Foto Sec. Triatlo SLB
PUB

O Benfica terminou a época de triatlo jovem no passado sábado, 30 de julho, com mais uma edição do Triatlo da Amora, onde os atletas estiveram de novo em grande nível!

Destaque principal para o colectivo, numa segunda posição muito honrosa, após uma época sem piscina, e em que mais uma vez a equipa só foi superada pela numerosa equipa do Pedrógão Triatlo.

PUB

O Sport Lisboa e Benfica alcançou a segunda posição em todas as 5 etapas do campeonato nacional, bem como venceu o título regional de clubes.

Objetivos cumpridos numa época de transição, e com os atletas mais jovens a darem muito boa nota da sua evolução conjunta, mantendo a equipa nos primeiros lugares desde a sua formação.

Em termos individuais, Catarina Santos juntou o título nacional de Triatlo ao de Aquatlo, vencendo o Sport Lisboa e Benfica os três títulos femininos, pois Letícia Magalhães havia também ganho o campeonato nacional de duatlo, logo no início da época. Na Amora, as duas atletas isolaram-se durante toda a prova, tendo depois Catarina Santos ganho vantagem no segmento de atletismo, e Letícia Magalhães a não se sentir da melhor forma a alcançar a 4ª posição.

Quanto aos mais jovens, e ainda na Amora, Bernardo Miranda e Sofia Margarido venceram de novo o escalão de infantis em ambos os géneros, tendo Lara Santos sido terceira classificada em iniciados, eles que são três atletas em destaque durante todas as etapas do campeonato.

Após os divertidos treinos de verão que a Escola de Triatlo realizou neste período de férias escolares, com várias atividades de convívio, os jovens atletas não deixaram, porém, de demonstrar excelente evolução, e apesar de desfalcados de alguns elementos, já a gozar o seu período de férias familiares.

Em benjamins, Rita Pires, iniciante em todas as modalidades, alcançou já a 5ª posição, com Yara Neves a realizar mais uma boa prova e a ser 10ª classificada, enquanto Pedro Costa fazia a sua estreia em provas individuais, o que superou com distinção.

Nos infantis, e para além da vitória de Bernardo Miranda e Sofia Margarido, Santiago Santos (6º) e Vânia Crispim (4ª) faziam também uma excelente prova.

No escalão de iniciados, sempre dos mais numerosos em competição, as jovens Sofia Pires (6ª),, Maria Inês Nogueira (9ª) e Gabriela Santos (10ª) entravam todas no top10, com Soraia Lobato (26ª) e Camila Franco (28ª) também a darem boa nota de si. No sector masculino, Francisco Gomes (9º) entrou pela primeira vez no top 10 de uma prova nacional, degrau que Hernâni Maurício (12º) e Manuel Gomes (16º) também ameaçaram. Tiago Ferreira foi 35º neste escalão.

Nos juvenis e para além das já documentadas Catarina Santos (1ª) e Letícia Magalhães (4ª), tínhamos no sector masculino Tomé Tomé muito bem colocado à saída da natação, atleta que viria a cair no segmento de ciclismo e a fraturar um braço, não deixando, porém, de terminar a sua prova, em clara demonstração de espírito de equipa e sacrifício. Miguel Ferreira alcançou também o primeiro top 10 da sua carreira neste escalão, com uma excelente prestação, enquanto participavam ainda: Duarte Margarido 27º, Henrique Silva 29º e Miguel Miranda 39º.

Os atletas seguem agora para um merecido período de férias, reiniciando em setembro as atividades da escola de triatlo.

PUB