
ENFERMEIRA
USP do ACES Médio Tejo
Todos os anos a Organização Mundial de Saúde (OMS), escolhe um tema para a comemoração do Dia Mundial de Saúde. Sendo o objetivo principal da OMS a cobertura universal de saúde e, considerando que a chave para alcançar este objetivo é garantir que todos possam obter os cuidados de saúde que precisam, quando precisam, na sua comunidade, a OMS definiu como tema deste ano Cobertura universal de saúde. Uma vez que apesar dos progressos feitos, ainda existem milhões de pessoas sem acesso algum a cuidados de saúde, bem como milhões de pessoas forçados a escolher entre cuidados de saúde e outras despesas diárias, como alimentos, roupas e até mesmo uma casa.
Pelo menos metade das pessoas no mundo não recebe os serviços de saúde de que necessitam.
Cerca de 100 milhões de pessoas são empurradas para a pobreza extrema a cada ano por causa dos gastos diretos com a saúde.
Cuidados de Saúde Primários de qualidade e acessíveis, são a base para a cobertura universal de saúde.
Na sua essência, os cuidados de Saúde Primários, visam cuidar das pessoas e ajudá-las a melhorar a sua saúde ou manter o seu bem-estar, em vez de apenas tratar uma única doença ou condição.
Os cuidados primários de saúde cobrem a maioria das necessidades de saúde da população durante toda a sua vida, incluindo a triagem de problemas de saúde, vacinas, informações sobre como prevenir doenças, planeamento familiar, tratamento para condições de curto e longo prazo, coordenação com outros níveis de cuidados e reabilitação.
Investir nos Cuidados de Saúde Primários, é uma forma económica e equitativa de prestar serviços de saúde e ajudar os países a progredir, na cobertura universal de saúde.
Os profissionais de saúde têm um papel crucial na educação dos utentes sobre como cuidar de sua saúde, coordenar os cuidados e identificar as necessidades de saúde.
De acordo com a OMS, a forma de tornar a saúde para todos uma realidade, traduz-se no seguinte:
Indivíduos e comunidades que tenham acesso a serviços de saúde de qualidade para que cuidem de sua própria saúde e da saúde de suas famílias;
Profissionais de saúde qualificados que prestam cuidados de qualidade e centrados nas pessoas;
Politicas de Saúde centradas no investimento em cuidados de saúde.
A saúde é um direito humano; todos devem ter as informações e os serviços de que precisam para cuidar de sua própria saúde e da saúde da sua família.


















