Créditos: Foto retirada da página do Facebook, do grupo Entroncamento, no dia 03-03-2023

A 20 de Abril de 2022, realizou-se uma assembleia de freguesia de São João Baptista, no Entroncamento. Damos a conhecer à impressa o sucedido na reunião.

  1. Preocupados com diversas matérias o PSD apresentou três propostas designadamente faceà melhoria das condições nas escolas da freguesia, e a proteção e segurança dos cidadão na freguesia e na cidade:
  • Introdução de nutricionistas, acompanhamento da ASAE, quanto às refeições fornecidas e informação sobre o processo de contratação de assistentes operacionais;
  • Aumentar e melhorar a segurança na freguesia;
  • Apoiar a esquadra da PSP da cidade.

Curiosamente, todos os partidos reprovaram o proposto pelo PSD. E nenhum deles apresentou qualquer alternativa para a resolução dos problemas.

PUB
  1. Foi também abordado o tema da falta de apoio que a freguesia tem dado aos refugiados ucranianos, dentro da situação que é do conhecimento de todos. Foi mencionado pelo senhor presidente da junta de freguesia, que só apoia quem lhe solicita, e que os apoios que são prestados na estação ferroviária do Entroncamento, na receção dos refugiados, correspondem a uma “feira de vaidades”.

Ora, tal postura, mereceu por parte dos deputados eleitos neste órgão pelo PSD um forte repudio, na medida em que para ajudar, não é necessário que seja pedido para tal. Para tanto, basta estar atento às evidências de quem mais precisa, e ajudar de livre vontade, sem nada em troca. Na situação em concreto dos refugiados ucranianos, tal conduta revela uma elevada insensibilidade, por parte do executivo socialista na freguesia.

  1. Quanto à emissão de parecer sobre a listagem de ativos e passivos da freguesia, foram efetuadas observações, em particular quanto à valorização dos bens, dado que na mesma listagem tais montantes, pela informação dada, correspondem à sua data de aquisição, quando o que se exige, é a emissão de parecer sobre a sua valorização, que será à data presente ou mesmo que reportada, dado até que tal apreciação é anual.
  2. Quanto à apresentação, discussão e votação das contas da freguesia, do período findo a 31 de Dezembro de 2021, gerou-se o insólito, dado que o senhor presidente da junta, recusou-se a fazer a sua apresentação, remetendo todo o seu conteúdo, para os documentos já disponibilizados. Ainda assim, pelo PSD, foram efetuadas um conjunto de questões, às quais não se obteve resposta. Foi referido pelo presidente da junta, que se iria responder por escrito. Face ao sucedido, foi proposto por esta bancada, que as contas não fossem votadas, a fim de se aguardar pelas respostas. A proposta não teve provimento, tendo as contas sido aprovadas por todas as restantes forças partidárias representadas, com os votos contra desta bancada.

O sucedido com a aprovação de contas é um péssimo exemplo para a democracia. Não é aceitável que o executivo não responda às questões da oposição, sobretudo quando o que está em causa é o erário público.

  1. Por fim, foi lida a atividade do executivo, no período desde da última reunião. Foram mais uma vez colocadas várias questões pela bancada do PSD, às quais só se obteve respostas parcelares, como seja sobre o valor dos donativos dado ao longo deste período, a cada uma das entidades beneficiárias.
PUB