PUB

No dia 26 de março, às 10h30, a Delegação de Azinhaga da Fundação José Saramago, comemora o Dia Mundial da Poesia com a oficina “Os Poemas Possíveis”. Através da leitura e da desconstrução de abordagens poéticas de José Saramago, os participantes poderão desenvolver as suas próprias criações literárias, os seus “poemas possíveis”. Esta será uma oficina dedicada aos sentidos, intuições e à casualidade das palavras, onde a poesia surgirá a partir de sensações tácteis, visuais ou até mesmo olfativas.

Seguir-se-á, no final da oficina, às 12h00, no Jardim Público de Azinhaga, o recital “Árvores Possíveis”, uma sessão aberta ao público em geral, para todos os que pretendam partilhar e contribuir com a leitura de poemas de autoria própria ou de outros autores.

PUB
Oficina:
26 de março, 10h30
Fundação José Saramago – Delegação de Azinhaga
Antiga Escola Primária, Largo das Divisões, Azinhaga
Público-alvo: a partir dos 12 anos
Inscrições gratuitas e obrigatórias para:
azinhaga@josesaramago.org

Recital:
26 de março, 12h00
Jardim Público de Azinhaga
Público em geral
Sem necessidade de inscrição

A Fundação José Saramago é uma instituição cultural privada de utilidade pública com sede na Casa dos Bicos, na cidade de Lisboa, contando com uma delegação em Azinhaga, terra natal do escritor José Saramago. Constituída pelo escritor em junho de 2007, tem como objetivos a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos e Deveres Humanos, a promoção da cultura em Portugal e em todo o mundo e a defesa do meio ambiente.

Na delegação de Azinhaga, na antiga escola, o visitante poderá encontrar a cama onde os avós de José Saramago dormiam, e que se menciona no discurso do Prémio Nobel.

Também poderá ver a reconstrução de uma cozinha popular do início do século XX. No percurso da escola estão diversas fotografias de família de José Saramago do tempo de “As Pequenas Memórias”, livro em destaque neste espaço. Existe ainda uma biblioteca, uma livraria com livros de José Saramago em diversos idiomas, livros em português de outros Prémios Nobel e Prémios José Saramago, e um auditório onde regularmente se realizam atividades culturais. No âmbito dos seus objetivos, a Fundação José Saramago destaca do seu Programa Educativo as atividades “Carta para a avó” (ateliê de escrita) e “O Silêncio da Água” (artes plásticas) para crianças e jovens que decorrem nas instalações da Delegação de Azinhaga. Ambos os ateliês são gratuitos. Estão previstas novas atividades para o ano de 2022.

A delegação de Azinhaga tem entrada gratuita e pode ser visitada de 3.ª a sábado, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas (horário de Inverno) ou até às 19 horas (horário de verão).

PUB