
De todos os carros elétricos que já testei o I-Pace é sem dúvida o melhor e é, ainda não testei mas os números falam por si, mais rápido que o seu equivalente Tesla Model X e tão rápido quanto o novo Porsche Taycan 4S. Para além disso é sem dúvida dos mais bonitos com toda aquela classe típica de carros britânicos.
Como estava a dizer, o I-Pace é realmente uma peça de design, mas um design que é funcional!
Na parte dianteira temos umas óticas finas e alongadas que já são típicas da Jaguar, tal e qual como a grelha com o logótipo Jaguar a vermelho. A única diferença é que por ser elétrico esta grelha é fechada. Temos ainda um “buraco” no capot que serve para criar fluxo de ar para a parte de trás do carro criando assim um menor coeficiente de arrastamento, é o tal design funcional. A parte lateral é um pouco esquisita, pois temos um perfil que parece de carro, mas ao mesmo tempo está muito levantado e alto, o que lhe confere também um estilo de SUV. O que também lhe dá um ar de SUV são as rodas, que apesar de ter umas jantes de 20 polegadas, o pneu é bastante grosso. Temos ainda uns puxadores que vão para dentro quando o carro começa a andar para ficar com mais aerodinâmica. Na parte traseira, mais uma vez, temos umas típicas óticas típicas da Jaguar e um grande difusor no para-choques. Temos também dois spoilers para criar downforce, um no topo da bagageira e outro na base.
O interior tem muito boa qualidade.
Temos pele a cobrir praticamente todo o tablier e portas e onde ela não existe, temos material suave e plásticos com boa qualidade. Temos uma consola central bastante digital, que para além do ecrã do infotaiment, tem um ecrã onde controlamos o sistema de climatização. O volante também tem um design bastante bonito e as teclas estão apagadas com o carro desligado, pois também são uma espécie de ecrã. A pega do volante também é bastante boa e é um pouco desportiva. Os bancos tem um encosto bom e são bastante confortáveis. Na parte traseira, como o carro é relativamente largo, conseguimos levar 3 adultos sem grande problema. Temos ainda um armazenamento por baixo dos bancos que dá para pôr objetos fininhos como tablets e telemóveis. Ainda temos um teto panorâmico que não precisa de cortina, pois o vidro é polarizado e não deixa passar o calor do sol para o interior do carro, uma solução inteligente por parte da Jaguar.
Nas tecnologias temos um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas onde temos o velocímetro na parte central, do lado esquerdo a mídia (rádio ou áudio próprio) e do lado direito a navegação com mapas 3D. O infotaiment tem bons gráficos e boa capacidade de processamento, o único problema é que não é muito intuitivo e precisamos de estar atentos ao ecrã para navegar entre menus, o que em andamento se torna difícil. Temos ainda uma inovação da Jaguar que é a “activity key”, traduzindo, a chave de actividade. Esta chave é tipo uma pulseira que podemos usar quando fazemos actividades como ir ao ginásio, correr, e até nadar ou fazer surf!
Nas ajudas à condução temos o assistente na faixa de rodagem, assistente de pré colisão com travagem de emergência, cruise control adaptativo, entre outros.
O I-Pace vem equipado com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro traseiro, que produzem 400cv. Como temos um motor em ambos os eixos isto significa que o I-Pace tem tração integral.
Ora sendo um 4×4 o I-Pace tem um modo de “off road”, mas sejamos francos que apenas servirá para estradas de terra batida.
Mas passando para os percursos mais normais, o I-Pace em percursos urbanos é ótimo. A direção é bastante leve, e apesar da sua grande dimensão conseguimos manobrar o carro com alguma facilidade. A visibilidade também é ótima em todos os sentidos excepto na janela traseira que é bastante pequena. Mas sem problema, pois temos umas câmaras 360º, e inclusive uma imagem 3D do I-Pace que nos permite ver em tempo real o que está em volta do carro.
Em auto estrada também é espetacular. O I-Pace dispõe de vidro acústico o que faz com que no seu interior não se oiça praticamente nenhum ruído de fora. O ruído que ouvia era tão mínimo que eu não conseguia distinguir se era a deslocação do vento ou das rodas. Depois os bancos são muito confortáveis o que também ajuda no conforto em viagens mais longas.
Já que falo em viagens longas, aproveito para falar do “elefante na sala” que é a autonomia. O I-Pace é o automóvel elétrico que menos me deu ansiedade em auto estrada. Temos uma autonomia de 470kms, e ao contrário do que acontece com outros carros elétricos em que assim que entramos na auto estrada, dadas as velocidades mais elevadas, começamos a perder autonomia de forma abrupta, mas o I-Pace mantêm uma descida constante como nos carros a combustão. No que toca aos tempos de carregamento, mesmo em estações rápidas é um pouco demorado, pois trata-se de uma bateria de 90KWh que demora muito a carregar (ex: o Nissan Leaf tem uma bateria de 40KWh).
Na condução desportiva o I-Pace também é ótimo e surpreende bastante. Dado que tem umas baterias grandes isso traduz-se em peso, e peso é inimigo de uma condução dinâmica. No entanto o I-Pace tem a distribuição de peso ideal, ou seja, 50% à frente e 50% atrás, e isso faz com que tenha uma dinâmica muito boa. O comportamento em curva surpreendeu-me bastante, ele agarra bastante bem tal como um carro de dimensões e pesos inferiores, e a direção bastante precisa também ajuda. Depois temos toda a performance de aceleração, que sendo um carro elétrico, coloca todos os 696Nm de binário de forma imediata nas rodas, proporcionando assim uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 4,8s.
O I-Pace obteve 5 estelas nos testes de segurança do EuroNcap com 91% na segurança dos adultos, 81% na segurança das crianças, 73% na segurança dos pedestres e 81% nas ajudas à condução.
A versão ensaiada custa 91.170,55€, mas o I-Pace está disponível a partir de 83.038,32€. Sendo um veículo elétrico está isento de IUC.
Agradecemos à Mcoutinho em Leiria pela cedência da viatura para ensaio.
(preços no vídeo ainda não refletiam os novos impostos)





















