
O IX3 é a resposta da BMW à crescente influência dos elétricos premium, como a Tesla, a Mercedes e Audi que já tem uma vasta gama elétrica. Mas será que como carro elétrico vale a pena ter um X3?
O design exterior é exatamente igual ao do X3 normal, apenas com algumas alterações típicas de carro elétrico.
Na parte dianteira temos então uns para-choques e grelhas mais fechados. Como não temos um motor a combustão que precisa de arrefecer, a parte da frente foi fechada o mais possível para obtermos o menor coeficiente de arrastamento e assim conseguir melhor autonomia. Apenas ficou aberto o essencial, como umas aberturas na lateral que vão criar um fluxo de ar para as rodas e arrefecimento dos travões. Na parte lateral a grande diferença está nas jantes, que são umas jantes bastantes fechadas, mais uma vez para contribuir para o menor coeficiente de arrastamento. Temos ainda no local onde costumávamos ter a insígnia M, se pack M, ou Sport, se pack Sport, a insígnia i. Na parte traseira temos também uma grande diferença, especialmente para BMWs, que é a ausência de escapes. A BMW é das poucas marcas que ainda mantêm ponteiras verdadeiras, e o X3 tem duas redondas de cada lado, mas este como é o elétrico temos um para-choques com um difusor adaptado e com uns pormenores cinzentos que ao longe podem simular uns escapes. No entanto essas placas cinzentas talvez sirvam um fluxo aerodinâmico pois elas estendem-se desde o para-choques até meio do carro formando uma espécie de calha.
O design interior também é igual ao X3, com a diferença de que agora temos pormenores azuis em sítios como o botão da ignição e na maneta da caixa de velocidades. A qualidade dos materiais continua excecional não estivéssemos a falar de um BMW, sendo que para encontrar plásticos temos que ir rente ao chão da cabine.
O espaço também se mantêm o mesmo, com espaço para levar 3 adultos na parte de trás sem grandes sacrifício, e bom espaço para as pernas e cabeça. Onde perdemos espaço foi então na bagageira, onde passamos dos 550lts de capacidade do X3 para 510lts de capacidade neste IX3. Isto deve-se ao facto de as baterias estarem colocados por debaixo do chão falso, o que significa que este vai ficar mais levantado e assim teremos menos espaço de carga em altura. Mas houve uma falha da BMW, pois esta falta de espaço poderia ter sido colmatada com uma bagageira frontal como em outros carros elétricos, bagageira essa que não existe no IX3.
Nas tecnologias o sistema de infotaiment é igual a todos os outros BMWs, portanto o idrive, que é um sistema bom, intuitivo, rápido e com gráficos excelentes. Temos ainda também um painel de instrumentos digital também igual aos outros BMWs com a pequena diferença de que temos pormenores azuis em vez de vermelhos, e no lugar do conta rotações temos a percentagem do power da bateria que estamos a usar. Ainda nas tecnologias mas nas ajudas à condução o IX3 vem com o kit todo, ou seja, manutenção na faixa de rodagem, sistema de travagem de emergência, cruise control adaptativo, visão 3D no estacionamento, entre outros.
O IX3 vem com uma motorização elétrica com baterias de 80Kwh e que produzem 286cv. A autonomia anunciada pela BMW são 460km, no entanto com as baterias a 100% o IX3 indicava-me 380km. Fui o primeiro a conduzir esta unidade pelo que as médias a limitar autonomia não é um fator, ficando assim a desejar no campo da autonomia.
Na sua condução é muito igual ao X3 normal, com umas ligeiras diferenças.
Em auto-estrada é um pouco mais silencioso pois continua muito bem isolado e não temos o barulho proveniente do motor a combustão. Em circuitos urbanos tornou-se ainda melhor, pois temos aquela tranquilidade típica dos elétricos, que mais uma vez tem haver com o silencio e os controlos muito leves típicos destes carros. Para uma condução mais desportiva surpreende bastante. Apesar de ser mais pesado cerca de 100kgs que o X3 (peso das baterias), o comportamento dinâmico continua digno de um BMW, e consigo-me divertir numa estrada com algumas curvas. E depois obviamente contamos com o binário instantâneo do motor elétrico que me permitiu fazer o sprint dos 0 aos 100km/h em 5,9s, bastante bom para um SUV com 2100kgs!
Tratando-se de um X3 podemos dizer que o IX3 obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap com 93% nas segurança dos adultos, 84% na segurança das crianças, 70% na segurança dos pedestres e 58% nas ajudas à condução.
O IX3 custa 73.600€, no entanto em breve sairá uma versão pack M um pouco mais cara. Sendo que é elétrico está isento de IUC.
Um obrigado à Aníbal Carvalho e Filhos em Santarém pela cedência da viatura para ensaio. (www.anibalcfilhos.bmw.pt)





















