PUB

A sua vida confunde-se com a história do União (UFE). Notável guarda-redes de hóquei em patins durante largos anos, viveu momentos marcantes do clube. Sempre ligado ao seu desporto de eleição, quando deixou os ringues, foi responsável pela formação de guarda-redes. Elogiava, sempre com um brilho nos olhos, as qualidades dos seus atletas, alguns ainda crianças de apenas 6 anos, e destacava o futuro desportivo que lhes estava destinado.

A humildade, simpatia e dedicação eram traços incontornáveis do seu carácter: nunca se aborrecia com ninguém e estava sempre disponível para uma palavra amiga, uma ajuda ou um sorriso afável.

PUB

Num momento difícil do clube, que culminou com a saída de alguns atletas para Torres Novas, o Saboga, por amor ao União, integrou uma equipa de jovens de 18 anos. Tratava todos por igual e, como poucos, compreendia as brincadeiras de uma geração diferente da sua.

No velho ringue de cimento do União ficaram célebres as aparatosas defesas com o corpo estirado no ar; como num voo de pássaro, afastava as bolas das redes, o que empolgava toda a assistência.

O seu percurso desportivo pautou-se sempre por uma rara honestidade e lealdade, apenas manchado, já no final da carreira, por uma suspensão exagerada de 3 jogos, numa vitória gloriosa da equipa do União sobre a sua congénere de Almeirim no pavilhão de Alpiarça. Um adversário, talvez malevolamente, conseguiu introduzir o stick na máscara do Saboga, aleijando-o na face, o que provocou uma reação intempestiva, mas distante de um comportamento agressivo. As máscaras dos guarda-redes de então, muito diferentes das sofisticadas e seguras viseiras atuais, eram constituídas por grelhas metálicas de proteção, que muitas vezes cediam com a força das bolas. Deste modo, as marcas das cicatrizes visíveis em torno dos seus olhos eram o espelho indelével de grandes defesas.

Assim, a vida quotidiana e desportiva do Leonel Saboga constitui um invulgar exemplo para as gerações vindouras do Entroncamento pela entrega generosa à vida e ao clube.

Estás na nossa memória, campeão!

José Manuel Ventura

 

 

 

PUB