Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

O Hyundai i10 N-Line faz parte de um conceito novo que tem vindo a aparecer, que são os citadinos desportivos, e vem fazer concorrência, por exemplo, ao Volkswagen UP GTI e Renault Twingo GT (ambos com 110cv), e estes carros vêm-nos mostrar que um citadino não tem que ser um carro feio, chato e lento.

O design exterior do i10 já faz uso da nova linguagem de design da Hyundai, “sensous sportiness”, e sendo esta a versão N-Line, tem alguns anotamentos desportivos que o distinguem.

PUB

Na parte dianteira temos uma grelha mais desportiva totalmente a preto com uns pormenores a vermelho no lado direito, e a insígnia N-Line no lado esquedro. Os Leds de circulação diurna também são diferentes do modelo normal (que são redondos). O para-choques também é mais desportivo e tem uma faixa vermelha na sua parte inferior (tal como o i30 N). Na parte lateral temos umas jantes maiores e mais desportivas(de 16”), com um centro de jante a imitar um porca única, como no Porsche GT3 e carros de corrida. Temos também no pilar traseiro a inscrição i10 a vermelho. Na parte traseira temos um pequeno spoiler no topo da bagageira e um para-choques mais desportivo, com um pequeno difusor e uma faixa vermelha como no para-choques dianteiro. Temos ainda uma dupla ponteira de escape.

O design interior também se mantêm essencialmente o mesmo mas tal como no exterior, temos uns apontamentos mais desportivos relativamente à versão normal.

Os bancos tem um efeito de pesponto vermelho. Esses pormenores vermelhos passam também para o volante, volante esse que tem o logótipo N na sua base. Continuamos com o vermelho mas desta vez nas saídas de ventilação. Temos ainda a maneta das mudanças desportiva N.

Apesar de ser um carro pequeno, citadino, o i10 tem bom espaço para os passageiros traseiros, sendo que temos cerca de um palmo de espaço para os nossos joelhos, e o mesmo para a cabeça. Apesar de ter um lugar central não se recomenda levar em médias/longas viagens um adulto nesse banco, pois o carro é estreito e levar três adultos na parte traseira será um sacrifício. Na bagageira temos 252lts, bastante razoável para este tipo de carro.

No que toca às tecnologias temos um ecrã central com o sistema de infotaiment antigo da Hyundai. Digo antigo pois era o sistema usado nas gamas mais altas, o i30, o Tucson, que agora têm um sistema novo. No entanto não deixa de ser um sistema bom, com boa velocidade de processamento e tem tudo o que necessitamos, como Android Auto e Apple Carplay. O painel de instrumentos é também o antigo da Hyundai, usado no i30 por exemplo (que agora é totalmente digital), mas que aqui no i10 N-Line tem uns pormenores em bandeira de xadrez. Ainda nas tecnologias mas nas ajudas à condução também está bem equipado e temos “coisas de carros grandes”, como o cruise control, manutenção na faixa de rodagem e sistema autónomo de travagem de emergência!

Debaixo do capot temos um motor de 3 cilindros a gasolina, 1.0 de cilindrada com 100cv e 172Nm de binário, mais do que suficiente para termos uma excelente performance porque a relação peso potência é ótima (o i10 só pesa pouco mais de 1000kg).

Para condução citadina, escusado será dizer que o i10 é ótimo.

É pequeno, ágil, estaciona-se bem, fácil de fazer inversões de marcha, enfim, um citadino puro.

Para condução em auto estrada este N-Line não está fora de pé (o mesmo não se pode dizer da versão normal com 67cv) e comporta-se exatamente como um carro maior. Os únicos “problemas” é que obviamente não é tão confortável como um carro de segmento superior, e o isolamento também é mais pobre, sendo que temos muitos ruídos provenientes do exterior.

Mas é na condução desportiva que este i10 N-Line se destaca!

Com uma ótima relação peso potência, temos uma performance quase digna de um hot hatch e o carro desenvolve bastante bem, saindo nas curvas como que se tivesse sido lançado por uma fisga. Falando em curvas, o seu tamanho compacto e peso leve também fazem com que ele se agarre bem às curvas, e assim conseguimos fazê-las com grande rapidez.

Em suma, não sou muito fã de carros citadinos, até porque costumam ser um pouco “pastelões”, mas este i10 N-Line é qualquer coisa de especial e dá-nos um prazer de condução de um pequeno desportivo.

O Hyundai i10 obteve 3 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 69% na segurança dos adultos, 75% na segurança das crianças, 52% na segurança dos pedestres e 59% nas ajudas à condução.

A versão ensaiada custa 17.100€ e paga 103,12€ de IUC.

 

 

PUB