PUB

Há um antigo adágio popular, que nos diz mais ou menos o seguinte: “Do que se passa no convento, só sabe quem está lá dentro”. Fim de citação.

Ora, olhando para esta escandaleira da prisão agora ocorrida, e que envolve Luís Filipe Vieira – (LFV), presidente do Benfica, leva-me a pensar que tal adágio carece de algum fundamento, para nele se acreditar assim tão absolutamente!

PUB

Vejamos então alguns dos factos: Segundo o que consta na comunicação social acerca desta espécie de “bomba atómica” da Luz, (LFV) cometeu vários crimes, alguns dos quais na estrita função de presidente do clube encarnado!

Mas que diabo! Um presidente não está sozinho ao leme de um clube. Tem pelo menos dois vice-presidentes e vários outros órgãos estatutários, para que a “máquina” funcione dentro das leis em vigor! Será que toda esta gente sempre principescamente bem paga esteve todos estes anos a olhar para o balão ou a encher chouriças, e nunca se deu conta nem se deu ao trabalho de reparar nalguns destes desmandos de Vieira?

Fala-se, agora, que será Rui Costa quem lhe vai suceder no cargo! Sendo um homem do futebol (que eu até admiro), mas sendo também ele um vice-presidente da direção de Vieira, será que esta atabalhoada substituição – assim quase tipo dinástica – é a mais correta para tranquilizar o mundo benfiquista? Será esta a melhor solução no sentido da dissipação de muitas dúvidas que agora não deixarão de pairar sobre a credibilidade dos atuais órgãos diretivos ainda em funções?

Tenho ideia de Rui Costa ser um homem honesto e um grande ex-atleta do emblema encarnado! Homem que granjeou simpatia, mesmo entre adeptos ou simpatizantes de outros clubes! Recordo aquele seu porte atlético, um pouco a atirar para o vaidoso! Lembro, ainda, aqueles tempos em que usava uns óculos espelhados, tom verde-escuro, umas vezes pendurados na cabeça, outras tantas no sítio certo – o nariz!

Será que era com este tipo óculos que Rui Costa assistia às reuniões diretivas do Benfica, mormente naquelas da sua mais competente especialização, em que envolvia as chorudas contratações de jogadores?

É aqui que bate o ponto: o tal ditado popular do convento não parece ter funcionado no que respeita ao momentoso caso Benfica! Estando Rui Costa efetivamente no convento – (direção encarnada) – será que ele desconhecia mesmo o que se passava lá dentro? Quem somos nós para afirmarmos coisas que desconhecemos? Mas, se de facto tanto Rui Costa como os restantes membros da direção desconheciam os desmandos de Vieira, talvez a verdadeira resposta para esta minha dúvida possa estar na cor demasiado escura dos óculos destes mesmos dirigentes benfiquistas!

10 de Julho – 2021

Alfredo Martins Guedes

PUB