Decorreu no TAGUSVALLEY- Parque de Ciência e Tecnologia a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso de Ideias Social Food+ na qual foram apresentadas as três vencedoras.

Os prémios Social Food+ foram entregues a Lina Barraza, com os seus Chilenitos, uma bolacha que resulta da mistura de um doce típico do Chile com a icónica Palha de Abrantes. Tal como explicou, “este é um produto que parte de uma experiência caseira, na qual combinei os sabores da minha terra com os da cidade de Abrantes”; Rita Amaro, com as Tiras de Fruta Desidratada que se apresentam na forma de um puré e nos fazem lembrar um doce semelhante a uma gelatina ou goma. Segundo a própria, é um produto “sem aditivos e sem grandes transformações e pode ser considerado energético. A hipótese de comercializar parece-me viável.”; e Marília Candeias, com a Cacholeira, um enchido típico alentejano que nas palavras da própria “é feito à base de gordura e miudezas de porco, mas num formato um pouco diferente, com algumas alterações para se tornar mais leve e fácil de digerir”.

PUB

As três vencedoras do Prémio Social Food+ poderão ter o seu negócio incubado no INOV.POINT- Acolhimento Empresarial e Empreendedorismo e poderão usufruir de utilizações dos serviços e instalações do INOV.LINEA- Tecnologias Alimentares, onde irão encontrar uma cozinha industrial pré-licenciada, com equipamentos e utensílios base, consultoria em rotulagem, licenciamento e obrigações legais, higiene e segurança no trabalho, consultoria no apoio ao desenvolvimento do plano de negócio, análise sensorial e ficha técnica do produto, divulgação do produto premiado nas redes sociais e na comunicação social e acesso a rede de parceiros.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Paula Grijó, Presidente do TAGUSVALLEY, Pedro Saraiva, Diretor Executivo do TAGUSVALLEY, Paulo Vicente, Professor e Órgão diretivo da EPDRA, Andreia Vitório, Técnica Coordenadora do CLDS 4G em Abrantes, Rosalina Reis, em representação do CRIA e Celeste Simão, Vereadora do Município de Abrantes e também em representação da Rede CLAS.

Tal como destacou Paula Grijó, “o Social Food+ é uma iniciativa em que nós procuramos estimular a criatividade e o espírito empreendedor das pessoas que estão em situação de desemprego” reforçou ainda que “este desafio é muito concreto: apresentem-nos um produto que achem que pode ser uma boa ideia para o mercado e que possa ser o vosso novo modelo de negócio”.

Esta iniciativa, para além de ser dirigida a pessoas que se encontrem em situação de desemprego, residentes no concelho de Abrantes, conta também com a motivação e o interesse em criar produtos alimentares transformados. Este programa dá acesso a informação e conhecimento sobre normas e procedimentos de higiene e segurança alimentar e apoio à idealização de um projeto pessoal para a criação do autoemprego.

O Social Food + é uma iniciativa desenvolvida pelo TAGUSVALLEY, entidade responsável pelas atividades do Eixo 1 – Emprego, Formação, Qualificação do Programa CLDS 4G Abrantes, em parceria com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), que é a entidade coordenadora.

PUB