Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

O Mazda 6 é o premium ao alcance de todos e porquê? Porque a qualidade que temos, em especial no interior, é digna de segmento premium, e tudo isto aliado a um preço mais em conta.

O design exterior do 6 é bastante atrativo (à semelhança de todos os Mazda), pois a Mazda usa a linguagem de design “KODO, a alma do movimento”.

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Na parte dianteira temos uma grelha imponente, e umas óticas finas e alongadas que dão a ilusão de irem em direção à lateral como que esculpido pelo vento. A parte lateral é a menos interessante, com um perfil muito típico de carrinha, no entanto temos algumas linhas pelas portas que dão a sensação de movimento, e que mais uma vez, de que foi esculpido pelo vento. Contamos ainda com umas jantes de 19 polegadas que dão um ar imponente ao Mazda 6. A traseira é bastante interessante pois temos uma coisa que já é raro nos dias de hoje…. Uma dupla ponteira de escape verdadeira! As óticas têm um formato semelhante às da frente a alongarem para a lateral, mas são muito maiores.

O design interior também é interessante, muito semelhante à Lexus, pois ambos fazem uso da cultura japonesa, ou seja, minimalista mas sem ser aborrecido. A qualidade dos materiais é soberba e também vai ao encontro da Lexus. Temos material suave no topo do tablier, e na parte central do mesmo temos cobertura em pele com efeito de pesponto muito agradável ao toque. O mesmo sucede na consola central onde depois há o uso de plásticos piano black. A pele do volante também é boa e a pega é ergonómica. Tal como o volante, os bancos também são muito confortáveis e ergonómicos (mais uma coisa que os japoneses sabem fazer bem). No que toca aos assentos traseiros também temos bastante espaço quer para as pernas quer para a cabeça, e conseguimos transportar três adultos sem grande dificuldade, o único inconveniente, é portanto, o desnível no solo no banco central, que é um pouco acentuado.

O sistema de infotaiment todo ele é mediano. Os gráficos e a velocidade de processamento são medianos, e os menus são intuitivos sim, mas o sistema poderia ser mais completo e apresentar mais opções e dinâmica. O que não me posso queixar é no modo de o operar. Estacionado fazemos uso do tátil, mas em andamento, por uma questão de facilidade e segurança, apenas o podemos fazer através de uma roda presente na consola central. O painel de instrumentos é semi-digital, sendo que a parte central (velocímetro) é digital e conseguimos intercalar entre várias vistas, e as laterais (conta rotações, indicador de combustível, etc) são analógicos. Temos ainda, que vem de série em todos os Mazda 6, um heads-up display.

Nas ajudas à condução temos a manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo, aviso de pré-colisão, etc. Temos ainda uma câmara de 360 graus, sendo que quando arrancamos ele liga a câmara dianteira para verificamos o que se encontra à nossa frente.

A versão ensaiada conta um motor 2.0 a gasolina atmosférico com 145cv, sendo que ainda temos outro motor a gasolina 2.2 com 194cv, e um diesel também 2.2 com potências de 150 e 184cv.

O Mazda 6 é quase como que um Volvo, é um carro muito confortável mas que ao mesmo tempo não compromete o comportamento dinâmico.

Em percursos urbanos o Mazda 6 é fácil de conduzir, tem a direção leve o que facilita as manobras (apesar do seu tamanho), a visibilidade é boa e a suspensão é suave e dá bem conta das irregularidades como os empedrados e lombas que tanto temos dentro das nossas cidades. Em auto-estrada também é igualmente confortável, os bancos são ótimos tal como a suspensão, o que faz parecer que vamos a deslizar numa nuvem. Não nos esqueçamos do isolamento que também está bom, apesar de termos umas jantes de 19 polegadas não ouvimos muito o rolar das rodas. Para uma condução desportiva temos alguma dinâmica, no entanto a suspensão suave faz com que o Mazda 6 seja um pouco barco nas curvas, tirando-nos um pouco de confiança para as atacar.

O Mazda 6 obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 95% na segurança dos adultos, 91% na segurança das crianças, 66% na segurança dos peões e 73% nas ajudas à condução.

A versão ensaiada custa 33.000€ e paga 239,37€ de IUC.

Queríamos agradecer à Julião e Filhos na Golegã pela cedência da viatura para ensaio. (www.juliaoefilhos.pt)

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