Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

Podemos considerar o Peugeot 2008 GT o GTI dos SUV, e porquê? É sabido que o 208 tem a versão GTI (deste último modelo ainda a esperamos), mas que nos SUV, este GT é o mais potente que podemos ter com uma motorização a gasolina de 155cv.

O design exterior, à semelhança do 208, veio romper com o que era o seu antecessor.

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Na parte dianteira temos uma imponente grelha que ocupa metade da frente. Temos ainda os novos LED’s de circulação diurna em forma de “dente de leão” (que na minha opinião fica muito bem), e a inscrição 2008 no capot, tal e qual como nos modelos clássicos da Peugeot. A parte lateral também é muito interessante, temos umas portas cheias de vincos o que tornam o “corpo” do 2008 mais atrativo. Como se trata da versão desportiva GT temos umas jantes de 18 polegadas e a insígnia GT no topo do painel por cima das rodas dianteiras. Na parte traseira temos agora umas óticas que se assemelham às do 3008, e um pormenor que eu gosto bastante que é o nome da marca escrito ao longo da porta da bagageira. Como se trata do modelo mais desportivo as ponteiras de escape que temos são verdadeiras! (o que é raro hoje em dia)

O design interior é dos melhores do seu segmento, é um design que é muito futurista, agradável ao olhar e diferente de tudo o resto.

A qualidade também é das melhores. Temos material suave em todo o tablier e no topo das portas, apenas nas partes mais em baixo e na consola central temos os plásticos. Para além disso temos pelo tablier, bancos e portas, um efeito de pesponto, que nesta versão GT é um verde muito bonito. Os bancos, quer dianteiros quer traseiros são muito confortáveis, não fosse o 2008 um carro francês. O volante é o típico volante Peugeot, um volante que é pequeno (ao estilo de carros de competição) e que tem uma boa pega qualquer que seja a posição que coloquemos as mãos. Tem ainda a insígnia GT na base para indicar que é a versão mais espigada. Relativamente ao espaço para os passageiros traseiros, este é muito bom. Para os joelhos tenho sensivelmente dois palmos de espaço (com o banco dianteiro na minha posição de condução) e para a cabeça um palmo. Mas para a cabeça o espaço foi reduzido pelo teto panorâmico, acredito que sem este temos no mínimo mais meio palmo. Para transportar três adultos, vamos sem nenhum problema em pequenas/médias viagens, mas em longas viagens pode-se tornar claustrofóbico dado que o carro é um pouco estreito. Na bagageira contamos com 405lts e 1467lts com os bancos rebatidos.

Relativamente à tecnologia o 2008 vem bem apetrechado, mas como se costuma dizer, quantidade não é qualidade.

O sistema infotaiment que temos presente no ecrã central é um pouco confuso de usar, e os botões físicos que temos para o operar muitas vezes confundem-se com os táteis no ecrã e ficamos sem saber às quantas andamos. A resolução é só razoável assim como a velocidade de processamento. Em suma, o sistema não é dos piores, mas também não é dos melhores e esperava muito mais pois a evolução face aos modelos anteriores foi nula.

Onde a Peugeot se excedeu foi sim no painel de instrumentos digital! Este é um painel bastante completo e configurável. É possível ter lá toda a informação e mais alguma e podemos personalizar os temas ao nosso gosto (mais do que podemos fazer, por exemplo, no da BMW). Para além disso é dos poucos (incluindo marcas premium) a ter este painel com efeito 3D!

Nas ajudas à condução temos o assistente de manutenção na faixa de rodagem, assistente do ângulo morto, sistema autónomo de travagem em caso de emergência, cruise control adaptativo, e assistente de estacionamento com câmara 360º. Deixo só um ponto negativo relativamente a esta câmara, porque ao invés de termos câmaras em torno do carro a dar-nos um feedback real, o que este sistema 360º faz é desenhar uma imagem com o que a câmara traseira e, quando disponível, dianteira vão filmando. Isto apenas é bom e funciona com objetos estáticos, pois se tivermos algo que se mova a imagem não vai ser fidedigna, pois algo pode aparecer ou desaparecer a qualquer momento.

A versão ensaiada vem equipada com um motor a gasolina de 3 cilindros, 1.2 de cilindrada, 155cv e 240Nm de binário. No entanto o 2008 também está disponível com a mesma motorização a gasolina 1.2 mas com potências de 100cv e 130cv, assim como uma motorização diesel 1.5 com potências de 110cv e 130cv, e ainda uma motorização elétrica com uma bateria de 50kWh com cerca de 136cv.

Relativamente à versão ensaiada, surpreendeu-me bastante no que toca à condução dinâmica. Sim é a versão GT, mas trata-se de um SUV, e a perceção que temos é que os SUVs têm uma dinâmica desportiva pior, mas o 2008 agarra bastante bem as curvas para um carro com uma suspensão suave. Isto deve-se ao bom equilíbrio de chassi que a Peugeot conseguiu realizar, e também ao volante, que ao ser mais pequeno dá-nos uma conexão maior à estrada que os volantes normais. Por outro lado a saída de curva é boa, a disponibilidade do motor e caixa é mais do que razoável, se bem que a caixa temos que a deixar em modo automático pois ao usarmos as patilhas existe um atraso entre a nossa ação e a ação da caixa.

A diferença dos modos de condução neste carro é bastante. Ao passarmos do modo Sport para o normal ou eco, sentimos um atraso enorme na caixa e uma resistência igualmente grande no acelerador, fazendo parecer que a potência do carro baixou dos 155cv para os 100cv, mas isso é bom para termos uma condução mais calma e regrada dentro de cidade. Dentro da cidade é bastante fácil de conduzir, a direção é bastante leve, a visibilidade é boa e a suspensão suave para lidarmos da melhor forma com as irregularidades como lombas e empedrados. Em auto estrada também temos uma viagem bastante confortável, mais uma vez graças à suspensão, mas também aos bancos, sendo que longas viagens não será problema. A insonorização também é boa, não temos muitos barulhos provenientes das rodas (apesar das jantes de 18 polegadas), apenas temos um pequeno zumbido da deslocação do vento.

Os consumos que consegui no ensaio foram de 7,3lts por 100km, mas isto trata-se de um carro de ensaio em que as pessoas gostam de “apertar” mais um pouco sendo ele a versão desportiva. A Peugeot diz que ele é capaz de fazer 6lts por 100km, mas eu acredito que com uma condução menos agressiva conseguimos 6,5lts por 100km.

O 2008 obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap com 93% na segurança dos adultos, 84% na segurança das crianças, 73% na segurança dos pedestres e 73% nas ajudas à condução.

O preço base (versão Active) é a partir de 19.000€, sendo que a versão ensaiada é 29.750€. Em todas as versões existe a motorização elétrica um pouco mais cara.

Queríamos agradecer à LPM em Leiria pela cedência da viatura para ensaio.

 

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