PUB

Com a realização da final da Taça de Portugal, no passado fim de semana, ficou oficialmente encerrada a época 2019/2020 do Trail Running em Portugal.

Como todos sabemos, este foi (e contínua a ser) um ano atípico para todos os sectores de atividade. No desporto em geral e o Trail Running em particular, 70 a 80% das provas do calendário nacional tiveram de ser canceladas. Ainda assim, a Associação de Trail Running de Portugal, conseguiu realizar os diversos Campeonatos Nacionais, bem como a final Taça de Portugal. Nos Circuitos Nacionais, as provas realizadas foram insuficientes para que atletas e clubes pudessem obter uma classificação final, não devendo assim ser homologados.

PUB

O planeamento da época da ZONA ALTA TRAIL, estava focado principalmente no Circuito Nacional de Trail, tendo como objetivo lutar pelos pódios coletivos nacionais (masculino e feminino). Naturalmente, alguns dos(as) seus(as) atletas tinham pretensões a pódios nacionais individuais nos seus escalões etários. O foco secundário, seria o apuramento do maior número possível de atletas para estarem presentes na Final da Taça de Portugal, mas face ao reduzido número de provas de apuramento, “apenas” 5 conseguiram esse lugar.

Em termos de Circuito Nacional de Trail, as pretensões estavam bem “encaminhadas” … Com as provas realizadas e olhando para os “números” das pontuações finais, verificamos que os(as) nossos atletas e as nossas 2 equipas estavam em excelente posição. Assim:

  • Coletivamente:

– Masculinos – 3° lugar;

– Femininos – 2° lugar.

  • Individualmente:

– Geral Masc. – 3°, 9°, 10° e 12° lugares;

– MSenior – 6° lugar;

– M40 – 1° e 2° lugar;

– M45 – 2° lugar;

– M55 – 3° lugar;

– Geral Fem. – 2°, 3° e 7° lugares

– F40 – 1° lugar;

– F45 – 2° lugar;

– F55 – 1° lugar.

 

No Campeonato Nacional de Trail, a ZONA ALTA TRAIL esteve “limitada”, fruto de lesões de alguns dos seus atletas, ainda assim obteve excelentes resultados. Estes foram os mais relevantes:

  • Coletivamente:

– Masculinos – 6° lugar;

– Femininos – CAMPEÃS NACIONAIS.

  • Individualmente:

– M40 – 5° e 9° lugares;

– M55 – 7° lugar;

– F40 – CAMPEÃ NACIONAL;

– F45 – 7° lugar;

– F55 – CAMPEÃ NACIONAL.

 

Na Final da Taça de Portugal, os seus atletas muito dignificaram as “cores” da ZONA ALTA TRAIL, com a obtenção dos seguintes resultados individuais:

  • Masculinos – 17° e 18° lugares;
  • Femininos – 4°, 9° e 20° lugares.

 

A nova época (2020/2021) é ainda uma incerteza em termos competitivos, mas temos esperança de que com maior ou menor dificuldade e ainda que limitada, possa trazer alguma “normalidade”.

Haja o que houver, a ZONA ALTA TRAIL “renovou-se” com mais 3 atletas (2 “meninos” e 1 “menina”), mantendo os objetivos da época transata.

PUB