Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

Gosto de me referir ao GT86 como o purista, pois apesar de se tratar de um automóvel moderno, este dispensa todas as “bruxarias” que os automóveis de hoje em dia nos dão, e foca-se no essencial, o prazer de condução!

O design exterior do GT86 é o típico de desportivo japonês.

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A parte dianteira dá uma sensação de largueza e o capot inclina bastante para o chão ficando o para-choques bastante rente ao mesmo. Na parte lateral continuamos com a “stance” do carro rente ao chão e temos umas jantes de 18 polegadas com um design bastante interessante. É desta perspetiva que conseguimos perceber que o GT86 não é muito comprido e é um desportivo compacto. Na parte traseira temos um spoiler no topo na bagageira (como os japoneses gostam de colocar) e duas ponteiras de escape enormes (das maiores que já vi em carros que não sejam superdesportivos), ponteiras essas que têm 86mm de diâmetro em alusão ao nome do carro.

Tal e qual como no design exterior, o design interior é o típico de desportivo japonês, direto ao assunto e sem grandes invenções.

O design é bastante simples e focado numa condução desportiva com o tablier bastante alto. Os materiais no tablier e consola central não são os melhores, e o sistema de infotaiment é muito básico e lento (colocado só para justificar que o GT86 não fique muito atrás no tempo). Mas neste carro perdoamos estas falhas, pois este é um carro que as pessoas procuram pela emoção de condução e não pela qualidade de materiais e tecnologia. No entanto o interior tem uns pormenores interessantes como umas inserções a “fibra de carbono”, interior e bancos com inserções vermelhas, e os botões de controlo da climatização são umas porcas. Os bancos são umas baquets desportivas que têm um ótimo encaixe e não são desconfortáveis para viagens longas. O volante é bem desportivo, pequeno e com uma ótima pega.

Como referi, o GT86 é um purista sem “bruxarias”, portanto as ajudas à condução e outras tecnologias são inexistentes, nem sistema de star and stop temos.

O GT86 vem equipado com um motor a gasolina atmosférico, 2.0 cilindrada com 200cv e  212Nm de binário. Este motor tem uma particularidade, é um motor Boxer, ou seja, os cilindros em vez de estarem na vertical estão na horizontal. Este tipo de configuração permite poupar espaço e conseguimos proezas como um centro de gravidade mais baixo ao colocarmos o motor mais atrás para uma melhor distribuição de peso. Aliás, o GT86 tem uma distribuição de peso quase perfeita com 60% no eixo dianteiro e 40% no eixo traseiro (ideal 50-50).

Este motor boxer também é muito brincalhão e incentiva o condutor a querer brincar. Porquê? Porque é atmosférico o que significa que a entrada da redline é mais atrasada do que nos carros turbo (geralmente entre as 6,5 e 7 mil rotações), sendo que esta só se inicia nas 7,5 mil rotações. Para além disso também não temos escapes com borboletas, sendo que para fazermos ouvir as enormes saídas de escape temos que puxar pelas rotações.

Se quisermos brincar numas curvas o GT86 é um carro leve e pequeno pelo que tem um comportamento irrepreensível. Mas muito cuidado para não abusar no acelerador, pois ao mínimo toque lá vai ele a sacudir a traseira para fora! Esta tração traseira que permite “andar de lado” é outro fator de diversão que temos aqui no GT86, e mesmo pessoas iniciadas conseguem “andar de lado” porque o carro dá para controlar muito facilmente.

Relativamente à condução em cidade e auto estrada, o GT86 não surpreende porque é um carro de “fim de semana e diversão” e não utilitário.

Em cidade torna-se um pouco difícil de fazer manobras dado a sua direção pesada. Como sentamos muito baixo não temos muita perceção ângulos do carro, sendo que não é fácil estacionar. A fraca visibilidade em volta também não ajuda.

Em auto estrada, em longas viagens, os bancos tornam-se um pouco rijos devido à suspensão que é rija, diminuindo o conforto dos passageiros. A insonorização também não é a melhor o que por vezes pode também irritar um pouco o barulho da deslocação do vento e  do rolar dos pneus.

Em suma o GT86 é excelente carro para termos na garagem, darmos um voltinha ao fim de semana ou umas voltas na pista, pois o seu conforto é mínimo, e é um carro purista que se concentra nas emoções e na relação homem-máquina.

O Toyota GT86 custa 41.930€ e paga 238,66 e IUC.

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