A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tomar, em consequência da pandemia, não organiza este ano o seu habitual Encontro Anual. Contudo, a CPCJ continua a comemorar as datas desse ano. O dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual à 18 de novembro. Este ano de 2020 é dedicado a prevenção de comportamentos de risco das crianças através de imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças e o dia do aniversário da Convenção dos Direitos da Criança à 20 novembro.
A Comissão afirma que está a trabalhar com as diversas escolas do Concelho num conjunto de ações que, tendo em conta o contexto atual, permitam sensibilizar as crianças, os jovens e a comunidade em geral para as problemáticas que se assinalam nos dias acima referidos.
Com o intuito de comemorar este dia e difundir a Convenção, a CPCJ de Tomar lançou um concurso de ideias sobre os “Direitos da Criança”, com o intuito de fomentar a criatividade das crianças e dos jovens, bem como a utilização de recursos amigos do ambiente. O regulamento e a ligação para a inscrição neste concurso podem encontrar-se na página do Facebook da CPCJ de Tomar.
“As crianças exploram e expressam, de forma crescente, a sua sexualidade através de tecnologias da informação e comunicação (TIC), particularmente redes sociais e aplicações de mensagens. Tal inclui a criação e a partilha de imagens e/ou vídeos sexualmente sugestivos ou explícitos delas próprias. Contudo, as crianças frequentemente subestimam os riscos associados a este comportamento, encontram-se sob pressão dos pares para partilhar tais imagens e/ou vídeos ou são tentadas a assumir comportamentos de risco. É essencial desenvolver programas de prevenção abrangentes para evitar esses comportamentos, na medida em que tais imagens e/ou vídeos podem acabar na Internet e resultar em situações de coerção e/ou extorsão sexual visando as crianças.” declarou a CPCJ.
Tendo em vista tais situações, a Comissão decidiu que a edição de 2020 do Dia Europeu deve focar na “Prevenção de comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos de cariz sexual de crianças produzidos pelas próprias”. O Conselho da Europa encoraja a organização de qualquer tipo de atividade em torno deste tema, em forma de sensibilizar as crianças e os adultos para estes riscos e para maneiras de proteger as crianças dos mesmos”.
O Conselho da Europa também encoraja intercâmbios, em particular entre crianças e progenitores, membros parlamentares, educadores e outros profissionais. A Comissão pretende trabalhar e difundir esta temática com base em materiais de apoio a disponibilizar pelo Conselho da Europa.
Vitoria Thomazini















