Cassilda Carvalho campeã nacional de juvenis. Rodrigo Pissarra vice-campeão. Luísa Miranda e Tiago Margarido 3ºs classificados numa chuva de pódios para o Sport Lisboa e Benfica
Jovens triatletas benfiquistas regressaram às competições até com os escalões de benjamins, no passado dia 13 de setembro, no triatlo da Amora, realizado com todas as regras e respeito dos praticantes e público.
Uma prova já tradicional no calendário nacional, com a baía da Amora como pano de fundo, sempre muito concorrida e animada, este ano a não deixar de fazer parte do resumido calendário jovem, em que apenas o Duatlo do Entroncamento tinha contado no mês de fevereiro com a participação de todos os escalões.
Os benjamins (6 a 9 anos) mostraram que o confinamento não lhes retirou as aprendizagens e Sofia Margarido e Vânia Crispim ocuparam a primeira e terceira posições, enquanto nos masculinos Bernardo Miranda foi segundo e Santiago Santos quarto classificado.
Nos infantis, Rita Prudêncio foi sexta classificada e Gabriela Santos nona, enquanto Viriato Anjos era segundo, seguido de Francisco Gomes em sétimo, João Prudêncio em oitavo e Manuel Gomes em décimo quinto.
Nos iniciados Catarina Santos venceu com autoridade, enquanto Ana Marcelino era oitava, e os rapazes alcançavam mais um pódio com Ricardo Pissarra em segundo lugar. Martim Santos foi sexto, Tomé Tomé oitavo, Duarte Margarido décimo oitavo, Miguel Ferreira décimo nono, Henrique Silva vigésimo quinto e Miguel Miranda vigésimo sétimo.
Prova apenas de retoma da atividade para os mais novos, foi também a prova de disputa do campeonato nacional de juvenis em triatlo, tendo sido já disputados o campeonato nacional de duatlo (Entroncamento – fevereiro) e o de aquatlo (Lisboa – Setembro).
Cassilda Carvalho esteve mais uma vez em destaque juntando o título de triatlo a uma primeira época no escalão de juvenis em que venceu também os campeonatos de duatlo e aquatlo. Com um segmento de natação onde se destaca desde logo, foi no ciclismo que assumiu a liderança da prova, cortando a meta em contrarrelógio, com a sua habitual humildade e alegria de competir. Na disputa pela segunda posição, outra atleta do Sport Lisboa e Benfica, Luísa Miranda, que perdeu ao sprint mas alcançando ainda assim uma excelente terceira posição, também ela de uma atleta de enorme valor. As meninas do Sport Lisboa e Benfica têm estado aliás em destaque, com Letícia Magalhães, a alcançar uma brilhante quarta posição, ela que subiu muito recentemente ao escalão de juvenis. Um pouco mais atrás, mas também com uma boa prova vinha Joana Salgado na oitava posição, com Constança Santos a alcançar a décima oitava posição e Leonor Fazendeiro a vigésima sétima.
Nos masculinos, Rodrigo Pissarra, ainda no seu primeiro ano nos juvenis, juntou o segundo lugar do campeonato nacional de aquatlo ao de triatlo, realizando uma excelente prova. Tiago Margarido esteve também brilhante, com a melhor corrida do dia, a recuperar posições desde a saída da natação e a alcançar a terceira posição. Bernardo Mendes teve também uma recuperação notável no atletismo e foi nono classificado, seguido de Tomás Prudêncio em décimo primeiro, Afonso Ferreira em décimo terceiro e Afonso Fazendeiro em vigésimo primeiro.
Nesta prova não houve classificação de equipas, numa época que o Sport Lisboa e Benfica havia ganho a primeira etapa do campeonato nacional jovem e procurava o tetra campeonato.















