Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

Gosto de me referir ao Kauai como um pequeno SUV “jovem”, pois com o seu aspeto irreverente e combinações de personalização, a Hyundai pretende atrair um cliente mais jovem, ao contrário de outros automóveis da marca mais conservadores.

A parte dianteira é bastante agressiva. De imediato salta à vista a imponente grelha em cascata da Hyundai, que se faz acompanhar do logo da marca com dimensões também elas consideráveis. As óticas são separadas, em que as luzes diurnas estão no topo e são mais finas e alongadas, ao invés das luzes de cruzamento que se encontram na parte de baixo e têm um formato mais “tradicional”. Por baixo destas temos umas aberturas no para-choques que servem para aumentar a aerodinâmica. Junto às luzes de circulação diurna temos uma “entrada de ar”, que embora seja falsa dá um ar mais agressivo ao Kauai. Na parte lateral, por baixo das portas, temos umas embaladeiras com um aspeto de “off-road”. Temos ainda umas jantes de 18 polegadas em duas cores que deixam o Kauai com outro ar. Ainda na parte lateral, conseguimos ver no pilar traseiro umas faixas em relevo, que servem para dar uma maior aerodinâmica ao Kauai e reduzir o barulho da deslocação do vento em velocidades elevadas. Na parte traseira, à semelhança da dianteira, temos as óticas divididas. Na parte superior, mais finas e alongadas, temos as luzes de travão e presença, e na parte inferior com um formato mais “tradicional”, as restantes luzes. Temos ainda um pequeno difusor no para-choques.

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O design interior é simples e funcional, mas nesta versão em particular tem um aspeto espetacular graças aos detalhes de cor vermelha. Exemplo disto são os frisos em volta das saídas de ventilação, do botão “Start and Stop” e da maneta da caixa de velocidades, o pesponto presente nos bancos e volantes e até os cintos de segurança!

A qualidade dos materiais não é a melhor, mas está a par com os automóveis do segmento em que se insere. A parte superior do tablier está coberto por plástico, e na parte central temos um material mais suave, no entanto continua a ser um pouco rijo. Na consola central também predominam os plásticos, no entanto tudo com uma qualidade de construção exemplar. O que se revela um pouco estranho, é o facto de a Hyundai ter colocado material suave na parte central das portas e não nas partes superiores, pois verdade seja dita, aí não iremos tocar, enquanto que na parte superior iremos acabar sempre por encostar o nosso cotovelo.

No campo da tecnologia temos um sistema de infotaiment que nos é apresentado através de um ecrã tátil de 10,25 polegadas. A velocidade de processamento é razoável tal como os gráficos do ecrã. O sistema funciona como um tablet com pequenas aplicações e é nos possível personalizar o nosso próprio menu. Um facto interessante sobre o sistema da Hyundai, ao contrário do que acontece, por exemplo, com os carros do grupo Volkswagen, é não ser necessário ligar o Bluetooth para ouvirmos as nossas músicas, basta apenas conectarmos o telemóvel com o cabo USB. Na consola central temos um carregador wireless para o telemóvel, mas se o mesmo não for compatível temos duas entradas USB. O sistema é ainda compatível com Apple Carplay e Android Auto. Nesta versão temos um sistema de som premium da Krell, uma marca norte americana não tão conhecida com a Bose, por exemplo, mas que também tem uma qualidade de som bastante boa.

Nas ajudas à condução temos assistente de estacionamento com câmara de visão traseira, assistente de manutenção na faixa de rodagem, travagem autónoma de emergência, cruise control adaptativo, entre outros.

O Kauai Hybrid vem equipado com um motor a gasolina de 4 cilindros e 1.6 cilindrada, e um motor elétrico de 44.5KW, que em conjunto têm a potência combinada de 141cv e 256Nm de binário. Isto contribui para termos consumos de 4 lts por 100 km!

No seu geral a experiência de condução é igual à de outros Kauai’s.

Em percurso urbano é ótimo, todos os controlos são leves e a visibilidade apenas é má na janela traseira, daí termos a câmara para uma ajuda extra. A diferença com o híbrido está em podermos andar em modo elétrico nestes percursos urbanos, pois caso seja feita uma boa “gestão de pé” conseguimos poupar muito combustível. Só é pena não haver um botão para bloquear o modo elétrico, pois ao mínimo exagero o motor de combustão entra em ação. Em autoestada também compensa, pois, ao rolar, por vezes, o motor de combustão é desligado e entra apenas o motor elétrico, sendo que somos capazes de ir a 130 km/h em modo elétrico. Ao fazermos uma condução desportiva, que conseguimos, pois, o Kauai para SUV é bastante rijo e agarra razoavelmente bem nas curvas, e como temos um motor elétrico temos o binário instantâneo do mesmo que nos catapulta para fora das curvas. Só lamentamos que a reação da caixa automática não acompanhe, fazendo com que acha um soluço entre o “pontapé” do motor elétrico e a entrada da caixa em ação.

O Kauai obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 87% na segurança dos adultos, 85% na segurança das crianças, 62% na segurança dos pedestres e 60% nas ajudas à condução.

O Kauai Hybrid custa 29 160€ e paga 136,72€, e tem 7 anos de garantia. No entanto pode obter um Kauai Hybrid por 27 410€ mediante campanha.

 

 

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