“Moro no Entroncamento, mas não sou nenhum fenómeno”, referiu Filipe Pereira, o Mestre de Pintura em Porcelana, natural da Madeira, mas que mora no Entroncamento desde 2004, apesar de ser um “cidadão do Mundo” e trabalhar em 109 países. “Estou muito contente. Cheguei aqui por casualidade, mas agora já me adaptei a esta terra. Os primeiros anos não foram fáceis, mas agora já sou do Entroncamento”, disse ao EOL Filipe Pereira, que em relação à exposição afirmou que “esta é a primeira no Entroncamento e espero que vá haver muitas mais”. “Eu já fiz exposições em mais de 100 países e esta tem um calor pequeno, mas um calor muito humano porque é a terra onde eu moro”.
A exposição foi inaugurada este sábado, dia 17, ao final da tarde, com as intervenções da Vice-Presidente da Câmara Municipal Ilda Joaquim, da vereadora Tília Nunes e do próprio mestre Filipe Pereira, a decorrerem na Sala do Cineteatro.
Filipe Pereira fez questão em agradecer a toda a sua vasta equipa assim como ao Município pela ajuda na montagem da exposição.
No palco estiveram para além da Vice-Presidente e vereadora da cultura, o conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros e sua esposa, que em 2005 era Adida da Embaixada de Portugal no México, a quem Filipe Pereira foi bater à porta, a primeira aluna, Ana Paula responsável pela vinda para o Entroncamento do Mestre, a sua secretária, a colaboradora que lhe toma conta da casa e Rita Pereira dos Serviços Culturais da CME.
Na inauguração marcaram presença, para além de muitos amigos e familiares, o Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe, o vereador Henrique Leal, os Presidentes das Juntas e Assembleias de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Ezequiel Estrada e Joaquim Alfaiate e de São João Baptista, Rui Maurício e António Filipe.
O beberete servido aos convidados teve animação musical a cargo do Grupo “Remédio Santo”.
Filipe Pereira, pintor impressionista internacional, encontra na sua arte a forma de comunicar com Deus e com a Natureza. Descobre na porcelana todo o brilho e charme de que precisa para retratar as mais belas flores, animais, paisagens e tudo aquilo que o inspira.
No domingo, dia 19 de janeiro pelas 15h30, o Mestre Filipe Pereira dará uma demonstração de pintura onde o público em geral pode apreciar a sua delicadeza e rapidez na forma como pinta as suas peças de porcelana. Esta demonstração será projetada no écran da Sala de Espetáculos do Cineteatro.
A exposição poderá ser visitada de 18 a 24 de janeiro entre as 15h00 e as 19h00.
Desde 1985 leva aos cinco continentes do mundo, a sua técnica de pintura sobre porcelana, transmitindo os seus conhecimentos e aprendizagens, criando e deixando peças incríveis por onde vai passando, tendo deixado a sua marca em 109 países até ao momento.
Filipe Pereira é o grande promotor da Arte da Pintura em Porcelana sendo o fundador do Centro Internacional de Pintores de Porcelana, na Venezuela e Conselheiro honorário do Clube de Pintura em Porcelana de Hong Kong.
Ao longo da sua carreira tem recebido diversos prémios e menções honrosas e o seu trabalho é reconhecido em todo o mundo, tendo sido nomeado em diversos países como “O Embaixador da Pintura em Porcelana”.






















