Foto CM Constância
PUB

Foram mais de 250 os trabalhos entregues ao IPO – Instituto Português de Oncologia de Lisboa, na sua maioria brinquedos, produzidos em croché, no âmbito do projeto «Sorrisos entre Letras», os quais chegaram a Lisboa, na passada terça-feira, 29 de outubro e se destinam às crianças internadas neste serviço hospitalar.

A comitiva de Constância, constituída na sua maioria por voluntárias que integram o projeto, acompanhadas pela Vereadora Filipa Montalvo, por elementos dos Executivos das Juntas de Freguesia de Santa Margarida da Coutada e de Montalvo e por técnicos da autarquia foi recebida no IPO, pela Dra. Alexandra Esteves do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas e pela Educadora Maria de Lurdes responsável pelo Espaço de Atendimento do Serviço Pediatria, a quem entregaram dezenas de caixas com os trabalhos.

PUB

Mais do que os magníficos embrulhos que continham os brinquedos produzidos, um livro com uma história, passatempos e a explicação do projeto Sorrisos entre Letras, Constância deixou no IPO um «grande embrulho» de solidariedade e esperança para as crianças que estão hospitalizadas em serviços oncológicos.

Os trabalhos fizeram de tal modo a diferença que a comitiva de Constância trouxe na bagagem a «nobre encomenda» de produzir um presépio destinado a decorar uma das salas da ala pediátrica do IPO durante a época natalícia que se aproxima.

Recorde-se que o projeto «Sorrisos entre Letras» – que decorre num verdadeiro ambiente de voluntariado, partilha e solidariedade – teve início, em janeiro, em Santa Margarida da Coutada e depois estendeu-se a Montalvo.

Os voluntários podem criar uma peça em croché, destinada a crianças hospitalizadas em serviços oncológicos, enquanto alinhava uma boa conversa… é o desafio lançado pelo projeto de solidariedade que funciona às quartas-feiras, no Posto de Leitura da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada e às quintas-feiras, na Escola Adães Bermudes, em Montalvo.

Promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill e pelas Juntas de Freguesia de Santa Margarida da Coutada e de Montalvo, «Sorrisos entre Letras» criou uma atividade regular com voluntários, residentes ou não nas freguesias, que confecionaram brinquedos, bonecos, cachecóis, gorros, entre outros, em croché ou lã, peças que agora foram entregues no IPO.

O presépio que foi pedido pelo IPO, será assim o mote para a continuidade do «Sorrisos entre Letras» um projeto que vai ter continuidade, entrando agora na sua segunda fase de funcionamento.

PUB