Triatleta entroncamentense, Duarte Santos, foi 7º no Campeonato do Mundo de XTerra no Hawaii (AG 15-19 anos). Colega de equipa no Sport Lisboa e Benfica, António Barata, foi 4º (AG 20-24 anos).
Jovens triatletas benfiquistas estrearam-se da melhor forma na “ilha mágica”, gerindo muito bem a sua aclimatação e alimentação, para superar as dificuldades do calor e humidade relativa, que juntamente com o desafiante percurso da prova formam um interessante jogo de risco.
Num mar bem mexido, ambos os atletas saíram praticamente lado a lado da natação, e encontravam-se ainda em condições de lutar pelo pódio dos seus escalões. O segmento seguinte eram duas voltas de cerca de 16km de btt, cada uma delas a subir aos 300mts nos primeiros 5km´s, com subidas a atingir 30%. Barata aproximou-se muito dos lugares de pódio, e dado o seu forte atletismo assim se acreditou até final. No entanto, após os 10km´s de trail, também eles com enorme declive na selva hawaiana, viria a ficar a apenas um lugar do pódio, com muito bons parciais nos três segmentos, em especial para um estreante na final mundial do circuito XTerra.
Quanto a Duarte Santos, o “caloiro” do curso de economia da Universidade Nova teve de organizar muito bem a sua preparação com as novas obrigações escolares, pelo que teve de gerir a sua prova da melhor forma, obtendo um honroso 7º posto, também ele com parciais interessantes para um triatleta tão novo e numa prova desta dureza.
Segundo os responsáveis tratou-se de “Uma experiência a repetir, para ambos os atletas, num 2020 em que mantêm os escalões, e poderão com mais experiência ambicionar atingir os lugares de medalhas”.
















